CADERNO 5 - COLÉGIO RODOLPHO ZANINELLI

COLÉGIO ESTADUAL RODOLPHO ZANINELLI

A gestão democrática  prioriza o desenvolvimento integrando e envolvendo todos na escola no processo pedagógico.
Sempre se oportuniza debate sobre o papel da gestão escolar como instrumento para  a transformação na atuação dos professores, alunos, pais e comunidade.
Dentro da escola  trabalhamos a importância do trabalho coletivo buscando a interação do grupo dentro de um mesmo ideal, socializando todas as experiências positivas e negativas, dos trabalhos  desenvolvidos pelos diversos segmentos, os desafios a serem enfrentados e as ações propostas de uma maneira participativa, onde todos tem oportunidades e abertura para a construção de uma escola coletiva.
A escola define datas para os membros da comunidade escolar (Professores, Funcionários, APMF, Grêmio Estudantil) discutirem o andamento das propostas pedagógicas, analisando os dados, relatórios coletados de maneira que todos tenham conhecimento das ações da escola, podendo assim fazer as mudanças,   quando  necessárias e/ou garantindo a permanência  do ambiente educativo agradável, definindo o papael fundamentalde cada segmento,lembrando o quanto é importante a participação e colaboração de todos os membros da comunidade escolar para a construção de um trabalho coletivo, elaborando assim um plano de trabalho para alcançar os resultados esperados.
Nosso Projeto Político  Pedagógico, identifica a realidade da comunidade. Propondo   maneiras de trabalhar os conteúdos dentro da realidade e vivência do aluno, com objetivo de que a relação ensino aprendizagem estabelecida entre  docente e discente ocorra da melhor maneira possível, que o discente se aproprie e tenha acesso a informação de modo aprimorar seu conhecimento.
O Grêmio Estudantil tem uma participação direta dentro da escola, representando os alunos nas tomadas de decisões,no andamento do dia a dia escolas, na execução de projetos, tais como, recreio orientado, gincanas de jogos, oficinas de teatro,  campeonatos, feiras, movimentando os alunos a participar  de projetos ofericidos pela SEED, e ao mesmo tempo trabalham a construção de um cidadão consciente  de seus direitos e deveres e que seja capaz de interferir no meio onde esta, verificando a necessidade de mudanças e/ou permanência.