Primeiramente deve-se ajudar na construção de uma escola aberta e democrática, respaldado em uma gestão transparente, que vise atender aos interesses da comunidade na qual está inserida. Lembrando que a gestão democrática é um processo social que requer a participação de todos, desde os diretores, pais, professores, alunos, funcionários. Com o compromisso do aprendizado coletivo de princípios de convivência democrática, de tomada de decisões. Vendo isto, se torna cada vez mais difícil, pois sempre à problemas quando se fala de escola, professores que não pode participar pois trabalha em outras escola, e o horário não bate; pais que trabalham o dia inteiro, e ainda acham que o compromisso de educação é da escola, dentre muitos outros fatores.
Como primeiro passo, é que a decisão de tomada e colocada em prática. Uma vez que a escola deve-se ter o conselho escolar, que está cabível e estas têm o direito constitucional de colocá-la em discussão, visando a modificá-la para a melhor forma possível.
Outra forma possível, e agora muito mais volta, é o Grêmio Estudantil, cuja participação dos alunos é de forma direta, e, assim com as possibilidades de desenvolverem ações, que eles próprios visem condições favoráveis para a inclusão de todos, vendo suas particularidades desta comunidade.
As atividades distintas aos alunos e a análise da prática, o que pode indicar uma analisar da própria atuação faz parte do aprender a ensinar. Assim, aos poucos o professor e toda a comunidade escolar vão desenvolvendo a confiança em si mesmo e com sua comunidade e facilitando o aprimoramento pessoal e profissional. O professor deve ser aquele que estimula a curiosidade, é questionador, para dar condições de o aluno refletir sobre os temas abordados na sala de aula, levando-o às suas próprias descobertas e criando em cada discente suas próprias perspectivas. E por documento que norteia tudo isso, vem o PPP que através de toda essa democracia, traz tudo isso em forma de documento maior, para garantir o direito de todos.