CADERNO 5 - AÇÃO E REFLEXÃO 1 A 6.

Reflexão ação - caderno  5

1 - Com um grupo de colegas, faça um levantamento das situações em que vocês se sentiram excluídos(as) de decisões que afetam a vida da escola e o seu  trabalho.Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)? Quais os possíveis motivos para tal exclusão? Faça o mesmo para situações em que se sentiram incluídos(as) na tomada de decisões dessa mesma natureza. Quais os possíveis motivos dessa inclusão? Discuta com os colegas a que conclusões podem chegar a partir desse levantamento, tendo em vista a participação na gestão democrática da escola. Que posturas vocês estariam
dispostos a assumir frente ao que concluíram?
A democracia requer diálogo. Este processo deve ser conduzido com ponderação e respeito pelas opiniões divergentes, considerando que é através destas diferenças que somamos e construímos o todo.
Quanto ao sentimento de exclusão, pode se afirmar que isso ocorre quando propomos um projeto e após seu plano e aprovação ele é direcionado  outro profissional, que muitas vezes sequer sabe qual o objetivo deste projeto, colocando seu resultado em risco. Ë preciso citar também a grande dificuldade que continuamos a ter enquanto profissionais envolvidos com os alunos. O desinteresse destes educandos, muitas vezes, desestimula o educador e isto acaba por interferir diretamente em todo processo ensino aprendizagem.
Além disso, quando se fala da participação dos alunos na Gestão democrática e da inclusão no C.E.Frentino Sackser percebe-se que esta ainda está muito restrita. A participação dos educandos em todo o processo de ensino aprendizagem é relevante, contudo percebe-se a não conscientização destes para atuar diretamente nas decisões democráticas do colégio. Falta-lhes fundamentação, direcionamento de suas ações e a percepção de sua potencialidade enquanto Grêmio Estudantil ativo e democrático, bem como a confiança que neles é depositada.
Existem muitos talentos em potencial que precisam ser aguçadas para uma efetiva participação em decisões inerentes ao grupo estudantil. A atuação em  Grêmios não só garante a gestão mais democrática na escola, mas também prepara os educandos para participar ativamente em vários segmentos da sociedade, preparando-os para ocupar cargos que venham a contribuir para a construção de um pais mais justo e solidário.
A CF prescreveu a gestão democrática como um dos "princípios fundamentais da educação ao lado de outros seis princípios, a saber: igualdade, liberdade, pluralismo, gratuidade e valorização dos profissionais da educação."(caderno 5, p. 7)
Assim sendo "...precisamos exercitar a pedagogia do diálogo, do respeito às diferenças, garantindo liberdade de expressão, a vivência de processos de convivência democrática, a serem efetivados no cotidiano, em busca da construção de projetos coletivos."(Idem, p. 7)
"E mais ainda é fazer dessa prática uma atividade sistemática,tendo em vista dialogar e deliberar coletivamente  sobre questões que são importantes para o funcionamento da escola e para as pessoas que nela trabalham e estudam, o que não significa, de forma nenhuma, estabelecer um clima de animosidades, pois o processo deve ser conduzido com ponderação e respeito pelas opiniões divergentes"(idem ibidem, p. 10)
Desta forma, respondendo à questão sobre a inclusão e ou exclusão em atividades relacionadas à gestão democrática escolar, pode se afirmar que muitas vezes deixamos de participar ativamente do processo. Um dos fatores e o comodismo. É muito mais fácil apenas chegar na escola, dar a minha aula e voltar para casa, sem opinar ou tentar mostrar qual quer iniciativa para buscar mudanças quando necessário

2 - Junte-se a outros colegas e procure fazer um levantamento de situações vividas na escola pelos participantes do grupo que poderiam ser objeto de discussões sistemáticas e de decisões tomadas coletivamente em benefício da escola e/ ou dos envolvidos. Se esse processo de discussão e decisão coletiva não aconteceu, examine com membros. Se, ao contrário, o processo ocorreu,quais os resultados para a escola e para os envolvidos?
E quais as reações dos colegas?
Que sugestões esse grupo poderia oferecer para que, em novas situações ocorridas na escola, o processo de discussão e de deliberação possa acontecer?
  Como pontos positivos discutidos inclusive com os pais e todo o grupo escolar foi o recolhimento dos celulares em uso inadequado, bem como a mudança de Bimestre para Trimestre.
Já a mudança do sistema de ensino anual por blocos e o seu retorno é visto por nós como ações impostas e não democráticas.

3 - Caso sua escola não tenha constituído o Conselho Escolar, tente conseguir uma cópia das normas produzidas pela Secretaria da Educação ou pelo Conselho de Educação do Estado onde está instalada sua escola para a instalação e funcionamento dos Conselhos Escolares.
Proponha a um grupo de colegas a leitura dessas normas e, particularmente, as que se referem aos objetivos do Conselho e aos direitos e deveres dos conselheiros. Em função disso, deliberem demais professores e com a direção, tendo em vista a instalação do Conselho em sua escola. Caso a escola já tenha um Conselho instalado, combine com seu grupo a conversa com membros dele, tendo em vista: a) levantar decisões tomadas; b) comparar tais decisões com a prática existente na escola; c) verificar se as decisões
foram tomadas democraticamente. Verifique também se há estratégias de comunicação entre os representantes e seus representados.

Em relação ao Conselho Escolar, pode se afirmar que nem este, assim como o Grêmio Estudantil e a APMF, possuem uma participação ativa na gestão escolar democrática. Os conselhos estão instituídos, porém poderia haver muito mais participação em vários momentos, em atividades escolares, eventos e principalmente na questão mais burocrática que se faz necessária para um bom desenvolvimento da Gestão Escolar Democrática. Assim, pode se afirmar o Conselho Escolar tem pouca participação nas ações decisórias.
Acreditamos que o Conselho Escolar é pouco procurado para participar mais ativamente. Falta uma maior interação para que a Gestão Democracia Escolar consiga fazer sua parte. Desde a aprovação do investimento dos recursos à ações mais diretas como a transferência de alunos problema para outras instituições.

4 - Se existe um Grêmio Estudantil funcionando em sua escola, procure verificar como está atuando, quais os temas sobre os quais discute, que visão os integrantes têm da sua própria atuação, assim como da escola e do seu funcionamento. Converse com os integrantes do grêmio sobre como é a sua participação nos processos de discussão e decisão acerca da vida da escola,
como são tomadas as decisões internamente, assim como sobre o reconhecimento que têm pela direção, pelos professores e por funcionários.
Com base nesses levantamentos, a que conclusões você chega sobre a participação democrática no interior do Grêmio e sobre a participação dos jovens que o compõem nas decisões tomadas pela escola? Para ter uma ideia melhor do significado  do conceito de resiliência, procure identificar, com um grupo de colegas, entre atividades propostas aos jovens pela Secretaria de Educação, quais se guiam por esse conceito. O mesmo pode ser feito com relação a problemas de moradia, de transporte, de saneamento, relatados
por alunos que vivem na localidade onde se situa a escola.

Quando se fala na questão do Grêmio Estudantil democrático a sugestão é que este deveria primeiramente saber quais os problemas relacionados aos estudantes para que estes pudessem auxiliar na proposição de ações cabíveis. Vemos que o Grêmio está exercendo uma função um tanto quanto equivocada no âmbito escolar. O G.E. apenas se preocupa em eventos que por muitas vezes se tornam inviáveis. Assim, seria positivo se estes começassem com ações menores que viessem gerar confiança por parte de toda comunidade estudantil.
Já tivemos várias oportunidades para a tomada de ações por parte do G.E, sugeridas pela Prefeitura Municipal, Projetos vindos do Núcleo e do Ciscopar, por exemplo, mas até o presente momento, nada aconteceu. Vale lembrar que o G.E. tem por objetivo defender e representar o grupo dos educandos e não simplesmente para realizar promoções e arrecadar verbas.
Foi citado que a Prefeitura Municipal está enfrentando problemas de falta de jovens que possam representar os G.E. em outros âmbitos e Municípios, bem como a percepção de que a maioria dos educandos que faz parte do G.E. são alunos que não apresentam um comprometimento com as atividades escolares propostas.

5 - Tente realizar com um grupo de colegas a identificação de ações de caráter patrimonialista presentes no interior da escola ou na relação desta com os pais.
Faça o mesmo com exemplos concretos de “autonomia concedida” e autonomia efetiva nas escolas onde atuam. Junto com um grupo de colegas, troquem e registrem suas experiências relativas à forma como os pais com que têm contato se manifestam a respeito dos três aspectos que, segundo Paro, condicionam a participação deles na vida escolar. Com base no que discutiram, proponham formas pelas quais possam ser rompidas e superadas as práticas patrimonialistas existentes na escola, assim como formas de articulação com os familiares dos alunos que ajudem a superar os condicionantes que dificultam sua participação.

Antigamente percebia-se que a presença dos pais na escola era voltada para a pura arrecadação de verbas e participação eventos. Atualmente percebe-se uma maior participação na tomada de decisões pedagógicas, apesar de tímidas e insatisfatórias, mas já temos resultados positivos e pretendemos envolvê-los cada vez mais para que o processo de Gestão Democrática  e o processo de ensino aprendizagem sejam efetivados no âmbito escolar.

 

6 - Você conhece o PPP de sua escola? Você sabe quando e como ele foi construído? Procure saber sobre este processo de sua escola. Procure também conhecer o seu conteúdo e, principalmente, quais são suas principais finalidades. Converse com os seus colegas sobre o PPP de sua escola e verifique se há necessidade de uma revisão ou reconstrução do dele. Como está o ambiente em sua sala de aula? Prevalece a hierarquia ou o diálogo? Os alunos têm a possibilidade de aprender e se desenvolver como cidadãos? Pense sobre isso e reflita sobre a sua postura e suas estratégias de ensino, se elas favorecem mais ao desenvolvimento de seres adestrados ou de seres reflexivos.

A construção do PPP é realizada de forma coletiva e revista a cada ano.
A maioria dos docentes têm a preocupação de formar cidadãos emancipados, com uma visão crítica e que se preocupam na construção do conhecimento e o usam para a transformação de suas realidades. Porém, percebe-se que o grande problema continua sendo a grande rotatividade de educadores, e estes novos, muitas vezes, tem muitas escolas com realidades diferentes e não possuem tempo hábil para conhecer tantas realidades existentes e este fator contribui para a não eficácia do processo proposto.