Caderno 5

Organização e Gestão Democrática

     Vários aspectos constituem ou contribuem para a exclusão dos processos diretivos da gestão democrática, primeiramente as determinações diretivas enquanto princípios normativos das instâncias governamentais; como por exemplo, a possibilidade de não flexibilizar aspectos pedagógicos como princípios avaliativos e a determinação do calendário.
     Podemos destacar também a dissociação  entre os aspectos administrativos e a realidade didático pedagógica como determinar atividades que comprometam o comportamento coletivo. Em contrapartida, quando as propostas para ações organizacionais ocorrem em momentos direcionados e apresentados para  o conhecimento de todos poderá ser determinado como um momento inclusivo, como exemplo eventos como conselhos e reuniões pedagógicas.

     Como exemplo, podemos citar a organização quanto ao conselho de classe por questão específica de organização do conselho de calendário, a proposta quando foi de caráter inclusivo onde a operação de um horário variável para a execução foi acertado em contra turno.
      Contudo, no decorrer das atividades novas discussões foram propostas pois, não permitia uma execução pedagógica integral por questão de tempo. Isso demonstra que a gestão democrática, quando inclusiva permite optar pela melhor forma de organização escolar e reflete diretamente na qualidade de ensino.