CADERNO 5

ATIVIDADE 1 PÁG. 12
Como os conteúdos básicos curriculares já vem determinados para o professor trabalhar, não temos autonomia para excluir conteúdos.
Outra dificuldade é em relação às verbas federais e estaduais destinada à compra de materiais, pois a mesma já vem pré-determinada no que pode ser gasto.
As escolas poderiam ter mais autonomia para direcionar a aplicação dos conteúdos e das verbas que não condizem com a realidade do aluno e da escola.

Nós professores nos sentimos incluídos nas decisões que partem da escola como por exemplo: Conselho Escolar, APMF, PPP e o Regimento Escolar.
Acreditamos que se houvesse um poder maior de autonomia poderíamos incorporar à realidade da escola. Sendo que somos os sujeitos que atuam diretamente no processo de formação.

ATIVIDADE 2- PÁG.18
Antes da década de 90 os gestores das escolas eram nomeados e /ou indicados, politicamente. A partir da década de 90 deram uma abertura democrática para as escolas que passaram a ter liberdade de escolha de seus gestores, porém ainda os professores contratados não tem o direito de concorrer a esses cargos.

ATIVIDADE 3 PÁG.23
O Conselho escolar atua em nossa escola desde 1994 e já tomou muitas das decisões  em relação a indisciplina de alunos, destino de verbas liberadas pelo governo estadual e federal, questões de auxilio à tomada de decisões referentes a formatura dos alunos do 3º ano. Tomada de decisões pedagógicas a respeito de problemas que envolvam professores, funcionários e alunos.
Todas as decisões tomadas por este conselho foram de cunho democrático oportunizando a defesa dos envolvidos.