Caderno 4 - Linguagens - Colégio Estadual Sertãozinho - EFM

A Linguagem e suas dimensões

 

"Linguagens, códigos e suas tecnologias", hoje simplesmente, "Linguagens" abrange os conhecimentos relativos à Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Língua Materna (para as populações indígenas), Arte e Educação Física.

A linguagem é puramente constituída das relações humanas, é resultado destas relações. Ela é capaz de traduzir visões de mundo estabelecendo o que chamamos de realidade. Desta forma, compreender as diferentes formas de linguagem é reconhecer que ela se materializa em diferentes situações de produção também. Ela marca o tempo e o lugar atribuindo uma identidade a cada situação.

A área da linguagem abrange consequentemente diferentes práticas sociais: performances artísticas e literárias, manifestações corporais e gestuais, vivências de interpretação e construção de sentidos. Se faz presente em tudo, por assim dizer. Fato que torna a Linguagem uma área por natureza interdisciplinar. Didaticamente falando, a área de Linguagens e seus respectivos componentes devem materializar-se na ampliação dos repertórios linguístico, cultural e artístico dos estudantes através da prática criativa aliada a aplicação crítica das diversas formas de expressão.

Voese afirma: O significado, pois, da expressão ‘ser sujeito’ inclui assumir que a heterogeneidade social e discursiva deve ser concebida, concomitantemente, como produto da atividade de consciências singulares e individuadas, e como condição de constituição dos homens em individualidades. (VOESE, 2003, p. 175)

Quando se fala na escola, temos a presença de inúmeros sujeitos, sejam aqueles constituídos pelo discurso pedagógico como professores, alunos, inspetores, supervisores, sejam aqueles constituídos pela atividade social extramuros, como o católico, o ateu, o metaleiro, o funkeiro, o ecologista. O desenvolvimento da atividade educativa se dá no contexto da constituição subjetiva, mediante identidades e práticas específicas, seus regulamentos, seus embates, e acordos e essa atividade educativa fará sentido para esses sujeitos, eles precisam ser contemplados em uma interação autêntica, em que  haja espaço para as opiniões, debates, e decisões.

Ao pensarmos na Linguagem, os conhecimentos que devem ser vivenciados nas atividades educativas devem favorecer a aprendizagem significativa e, por consequência, a interdisciplinaridade. Ela se constitui de forma organizada de acordo com a situação social em que é empregada. Assim, a Linguagem é uma ferramenta importante de acesso aos mais variados conhecimentos, culturas, valores, nos envolvendo em cada um deles de maneira particular.

Na área das Linguagens, como nas demais áreas do Conhecimento, o aluno tem direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano como um todo. Ele, o ser humano, é o resultado das ações sociais, é uma construção histórica. Isso não o torna previsível, mas sim, único. Na escola, temos a presença de sujeitos diferentes, provenientes de ações sociais distintas. Neste contexto, para que a aprendizagem faça sentido, é preciso que estes sujeitos sejam envolvidos em atividades que contemplem a interação através da exposição de opiniões, os debates e a tomada de decisões.

É necessário conhecer e reconhecer as práticas de linguagem e que estas vão além das práticas cotidianas refletindo acerca do seu significado e da sua interferência na construção das práticas sociais.

Professores do Pacto - Ensino Médio

Colégio Estadual Sertãozinho - EFM

Matinhos - PR