CADERNO 4/ COLÉGIO ESTADUAL PIONEIROS - PR

TEMÁTICA DO CADERNO 04/ COLÉGIO ESTADUAL PIONEIROS

Podemos observar na leitura da Carta a Théo do pintor Van Gogh, é o quanto a arte está presente na sua vida.
Sua história é vivida na metade do século XIX, onde podemos verificar não só seu trabalho como a sua trajetória de vida, identificado pelo processo de criação, considerando como características de sua personalidade, sempre buscando sua realidade, destacando sempre as pessoas onde vive e pelos lugares onde passou. Segundo Graça (1989, p.140) não houve nenhuma teoria para criação das telas, apenas algumas diretrizes mais praticas que teóricas que os pintores impressionistas utilizavam como: a pintura deve registrar somente as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado período ou momento, as figuram não devem ser contornadas, as sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como nós vemos o objeto a ser pintado, os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos seguindo as leis de cores complementares e não devem ser obtidas pela mistura das tintas na patela do artista, mas pelo contrario, devem ser puras e misturadas na própria tela.
A cultura estava presente na arte exercida pelos artistas daquela época, pois as suas obras eram utilizadas para decorações de ambientes e também retratavam imagens de pessoas. Seus trabalhos, eram realizados com material de baixa qualidade, pois seu lápis de carpinteiro era o carvão natural e mesmo assim conseguiam realizar obras de excelente qualidade, pois mesmo sendo em meados do século XIX os artistas conseguiam retirar destes materiais o melhor e realizavam trabalhos com texturas diferentes e estas obras eram preservadas por muito tempo.
Já a falta de tecnologia, qual temos nos dias atuais, faziam com que os artistas daquela época realizassem estudos e experiências para desenvolverem suas obras eles também desenhavam através de formas geométricas perfeitas que unidas viravam obras maravilhosas.
As mudanças do século XIX resultaram em uma nova perspectiva do individuo em relação à sociedade. Para Van Gogh os novos tempos resultaram em percepção desesperadora e vazia da realidade, trazendo mudanças para a cultura e tecnologia, nem sempre disponibilizando naquele momento.
Acredito que a releitura da obra de Van Gogh, poderá incentivar os nossos alunos a ter uma visão critica da realidade, estabelecendo um elo entre as obras do século XIX para nossa realidade. Pode ser inserido de uma forma interdisciplinar para que a maioria das disciplinas explorem esta área de conhecimento.