Caderno 4 - ÁREAS DE CONHECIMENTOS E INTEGRAÇÁO CURRICULAR - CEEBJA - Professor Orides Balotin Guerra - Foz do Iguaçu - PR
CEEBJA Prof. Orides B. Guerra – Foz do Iguaçu - Paraná
FÁBIO VICENTE
FABIOLA REGINA DE ARAUJO ALVES
FRANCISCO DE ASSIS ONORIO
GENECI RIBEIRO PADILHA
ILZE BARTHEL RONCONI
MALGARETE TEREZINHA ACUNHA LINHARES
NEREIDA WILLIAN PETER BRAZ
STELLA MARIS RAMOS
TÂNIA MARIA MIGLIORANÇA
TEREZINHA F. SERRA MARTINS
ALAYDE NICOLETTI TEIXEIRA
CADERNO IV - ÁREAS DE CONHECIMENTOS E INTEGRAÇÁO CURRICULAR
Atualmente a merenda escolar vem mais saudável porque ela é oriunda da agricultura familiar regional diferente da anterior que era industrializada cheia de conservantes.
Para produção, extração, processamento e distribuição de alimentos com base agroecológica e sustentável de produção teríamos que ter uma estrutura escolar semelhante ao Colégio Agrícola.
O processo de educação e capacitação com relação à alimentação adequada em teoria é a parte fácil, a difícil é ter os recursos para de fato podermos oferecer a tal alimentação adequada.
Só o tema alimentação de qualidade consumiria todos os momentos de todos os professores para promover um projeto dessa magnitude que mais parece programa de governo do que com um projeto escolar e isso compete ao governo. Quando muito poderíamos implantar nas escolas algumas medidas atenuadoras do problema oferecendo na cantina da escola sucos e frutas frescas, kits com legumes cozidos, salada de fruta, pães integrais em vez de pastéis assados, sucos industrializados e aí sim é onde começa o problema. A pior parte da alimentação adequada é que ela custa caro e é perecível.
E para citar o filme Ponto de mutação, a coisa está tão enraizada agora que teríamos que ter uma mudança de paradigma.
Faz-se necessário iniciar essa mudança com todos os servidores da escola para que posteriormente esse trabalho se multiplique com os educandos e toda a comunidade escolar.
O homem desde sua origem tem agido na natureza com o intuito de produzir para si os objetos e as condições de que precisa para existir. O texto, Cartas a Théo de Vincent Van Gogh , mostra os instrumentos utilizados pelos pintores de diferentes épocas para compor as suas obras, os pintores citados no texto, ou talvez outros antes deles, buscaram na natureza objetos para retratar através de pinturas como viam o mundo.
Assim, são demonstradas várias dimensões como Cultura, trabalho, Ciência e Tecnologia. Na Cultura está demonstrada através das representações e significados que correspondem a valores éticos, políticos e estéticos de uma sociedade. No trabalho, mostra a transformação da natureza como realização e mediação no processo de produção da existência. Já na Ciência, ocorre a busca da transformação da sociedade, através do conjunto de conhecimentos sistematizados produzidos socialmente ao longo da história. E por fim, Tecnologia, que consiste na mediação do conhecimento científico e a produção marcada pelas relações sociais.
No fragmento do texto cartas de Théo de Vincent Van Gogh “Mas se alguém inventasse uma boa pena para trabalhar ao ar livre, com tinteiro, o mundo talvez visse mais desenhos à pena [...] Mas é preferível que eu faça isto daqui a um ano e não agora. É o material, e sim a mim mesmo” vemos que a tecnologia promove mudanças na constituição do homem, influenciando seu comportamento, sua cultura, suas relações sociais e sua subjetividade.
Como material pedagógico de apoio, poderia ser apresentado para os educandos do Ensino Médio em forma de temática para discussão em um debate regrado. De um lado, o professor oferece a um grupo um artigo, também do mesmo tema, de outro lado, esse trecho citado. Assim, propondo um debate regrado, com o objetivo de despertar a criticidade dos educandos através da argumentação na oralidade e na escrita. Ainda, com o intuito de formar um aluno autônomo, instigando-os a perceber que, em outros tempos, os homens também buscavam novos rumos, aperfeiçoar, conhecer, aprender valorizando o conhecimento. E assim, traçando paralelos, o professor pode mediar esse debate, conduzindo as contribuições de forma que os educandos percebam a analogia: a internet hoje pode ser a pena descrita por Van Gogh. No entanto, o trecho também nos chama a atenção para o “fazer”, acontecer agora, ideias, projetos e outros aspectos que podem colaborar na melhoria do ensino. É preciso fazer e acontecer, não esperar uma nova pena chegar.
Portanto, contextualizando é possível sim levar para sala de aula o texto, propondo a discussão sobre o uso da internet na educação, tendo em vista que ela já faz parte do cotidiano de praticamente todos os alunos. Para tanto, despertando a criticidade, indagando sobre o seu papel na educação, nas relações sociais e como fator alienador da sociedade.
Os cursos apresentados à Educação de Jovens e Adultos devem oportunizar àqueles que os procura a possibilidade de desenvolver as competências necessárias para a aprendizagem dos conteúdos escolares, bem como ampliar a capacidade de participação social, no exercício da cidadania. O estudo da linguagem é um valioso instrumento para que se alcance tal objetivo.
A aprendizagem só acontece por meio da linguagem, pois esta formaliza todo conhecimento produzido nas diferentes disciplinas e trata de explicar a maneira como o universo se organiza.
O estudo da linguagem verbal traz a ampliação da modalidade oral, por meio dos processos de produção de textos, de escuta, bem como o desenvolvimento da modalidade escrita, que envolve o processo de elaboração de textos e de leitura.
Além desse sentido mais voltado às práticas sociais do uso da linguagem, o estudo da linguagem abrange, também, a reflexão acerca de seu funcionamento, isto é, dos efeitos de sentido que produz e recursos estilísticos. Fazemos parte de um mundo que lê, fala, escreve, escuta e discute o uso desses atos de comunicação. Para entendê-lo melhor, é necessário ampliar competências e habilidades que fazem parte do uso da palavra, isto é, ampliar o discurso nas diversas situações comunicativas, para entender a lógica de como a sociedade é regida, bem como interpretar o seu funcionamento. O trabalho com a oralidade e a escrita dinamiza a explicação, o senso crítico e a contemplação da realidade, pois as palavras são instrumentos essenciais para a compreensão e o admirável.
Em várias situações, a necessidade do uso da linguagem se manifesta desde a leitura do nome das placas nas ruas à leitura de textos científicos, poemas, revistas, jornais e romances; da elaboração de um simples bilhete à comunicação e expressão dos próprios pensamentos. Por isso, a importância de um curso da EJA que permita ao aluno uma vasta experiência na elaboração de textos, um curso que discuta o papel da linguagem verbal, tanto no plano da expressão como no conteúdo. É indispensável que o aluno perceba que a língua é um instrumento dinâmico, facilitador, vivo com o qual é possível participar ativamente na construção da mensagem de qualquer texto.
As experiências conquistadas por meio da escuta e da leitura de textos, bem como do contínuo exercício de expressar ideias oralmente e por escrito, são grandes fontes de energia que estimulam novas descobertas, elaboração e disseminação do conhecimento. Um texto é, antes de tudo, uma prática social que se dá na interação com o outro. Conscientizar o aluno da EJA sobre esse processo é estabelecer a cumplicidade entre ele e a palavra.
O quadro abaixo representa uma sugestão do tema agricultura:
Elaboração coletiva da proposta curricular integrada
Momento da elaboração Resultado da ela¬boração Resultado da elaboração
1. Problematizar o processo de produção, fato ou fenômeno em múltiplas perspectivas: tecnológica, econômica, histórica, ambiental, social, cultural, etc.
Agricultura – problemas ambientais, tipos de agricultura, modernização, revolução verde.
Conjunto de questões que servem à seleção de conteúdo; ou seja, à seleção de conhecimentos necessários para resolver a problematização.
2. Explicitar teorias e conceitos fundamentais para a compreensão do(s) objeto(s) estudado(s) nas múltiplas perspectivas em que foi problematizado.
Agricultura: conceito, etimologia, origem, evolução, importância, política, economia, sistemas, métodos. Seleção integrada dos conteúdos de ensino.
Teorias e conceitos aqui explicitados constituem os conhecimentos necessários para resolver a pro¬blematização e, assim, estruturar os conteúdos de ensino selecionados.
3. Localizar as teorias e os conceitos explicitados nos respectivos campos da ciência (áreas do co-nhecimento, disciplinas científicas).
Geografia (mudança na paisagem) – Sociologia (relações de trabalho) - História (relações de poder) – Química (produtos usados nos defensivos) – Matemática (medida de área) – Educação Física (alimentação saudável) – Biologia (transgenia) Identifica-se, assim, a raiz epistemológica desses conhecimentos, de modo que os componentes cur¬riculares adquiram sentido e propósito no currículo em vez de reproduzirem as orientações de livros ou manuais didáticos.
4. Identificar relações dessas teorias e conceitos com outros do mesmo campo (disciplinaridade). Ampliação e complementação dos conteúdos de ensino selecionados a partir da problematização, considerando que a aprendizagem real de um con¬ceito — isto é, de forma não pragmática ou so¬mente instrumental — implica apreendê-lo na rela¬ção com outros conceitos que dão unidade episte-mológica a um campo científico.
5. Identificar relações com outros conceitos de campos distintos (interdisciplinaridade). Indicação de abordagens interdisciplinares neces¬sárias à explicação do problema na sua totalidade
Como proposta de atividade semelhante ao documentário, Em busca de Joaquim Venâncio, poderia produzir um documentário sobre a biografia de Orides Balotin Guerra, que nomeia nossa escola.
A produção pode ser feita através dos aparelhos celulares que os alunos possuem e outros recursos tecnológicos acessíveis aos alunos.
Essa produção envolvera pesquisa quantitativa e qualitativa e análise de fotografias junto á família, colegas de trabalho, e outras pessoas que conviveram com ele.
O trabalho objetiva conhecer sua história de vida e sua importância na educação.
Em relação a atividade sobre a noticia Ligações clandestinas causam risco de incêndios, é possível a produção de curtas metragens que denunciem o descaso do poder público em relação aos “gatos”, ligações clandestinas de fios de eletricidade, sem licença da concessionária de luz.
Para isso é possível usar os recursos tecnológicos disponíveis, na escola e dos próprios alunos: gravando imagens e entrevistas dos moradores das próprias instalações clandestinas, ouvindo as autoridades competentes a respeito do problema.
Por fim, como prática social final, a apresentação do documentário para a comunidade escolar.
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