CADERNO 4 - ADAPTAÇÃO DA PROPOSTA 4 - INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DR. CAETANO MUNHOZ DA ROCHA

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DR. CAETANO MUNHOZ DA ROCHA
Paranaguá, outubro de 2014
ORIENTADORA:
Andreia Maria Digiovanni Frumento
CURSISTAS:
Amanda Gondro Celestino
Carolina Casimira Molina
Everly Lilian Domingues
Jurema Aparecida Matuichuk
Soraya Geremias Ribeiro

Análise crítica da notícia sobre a explosão do navio Vicuña, em Paranaguá, imaginando-se como a escola poderia problematizar a situação relatada. Que conhecimentos de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão
ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema.

PROBLEMATIZAÇÃO
Como a sociedade parnanguara pode conhecer a sua realidade a fim de defender-se de outros possíveis acidentes ambientais.

Todas as áreas do conhecimento serão contempladas neste projeto:
• QUÍMICA – Estudo e composição dos elementos químicos (Metanol) que fizeram parte da contaminação da Baía de Paranaguá, por ocasião da explosão.
• FÍSICA – Construir o conceito de deslocamento de ar e de som para estudar o grau de malefício da explosão.
• MATEMÁTICA – Calcular o volume de material químico derramado pela explosão e calcular a área atingida.
• LÍNGUA PORTUGUESA – Leitura compreensiva das notícias e produção escrita de relato científico com base na conclusão das pesquisas realizadas pelos alunos.
• BIOLOGIA - Estudo da flora e fauna marinha afetada pelo desastre, levando em conta o impacto ambiental.
• GEOGRAFIA – Analisar a localização da Baía de Paranaguá, e compreender o problema ambiental causado pelo derramamento do
metanol. Leitura do Plano Diretor e análise do direcionamento ambiental do mesmo.
• HISTÓRIA – Conhecer a história do Porto de Paranaguá, bem como sua importância econômica para o Brasil e para o Mundo. Analisar o patrimônio histórico ameaçado pelo acidente.
• LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA – INGLÊS E ESPANHOL – Análise de notícias do acidente nos jornais mundiais, inclusive no Chile. Estudo de frases-chaves usadas para atendimento ao turista no Aquário de Paranaguá.
• ARTE – Apresentação do patrimônio histórico ameaçado pelo acidente.
• SOCIOLOGIA - Levantar questões culturais e econômicas das comunidades pesqueiras afetadas pelo acidente.
• FILOSOFIA – Refletir criticamente sobre o acontecimento e o posicionamento da justiça quanto às famílias prejudicadas pelo acidente.