CADERNO 4 - ADAPTAÇÃO DA PROPOSTA 4 - INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DR. CAETANO MUNHOZ DA ROCHA

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DR. CAETANO MUNHOZ DA ROCHA

PARANAGUÁ, OUTUBRO DE 2014

• ORIENTADORA:Andreia Maria Digiovanni Frumento• CURSISTAS:Amanda Gondro CelestinoCarolina Casimira MolinaEverly Lilian DominguesJurema Aparecida MatuichukSoraya Geremias Ribeiro

Caderno 4 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO EM - Atividade 4 – p. 47Analise criticamente a notícia deste material e, imaginando que lecione em uma escola próxima a essa comunidade, como poderia problematizar a situação relatada? Que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?

JUSTIFICATIVAEm vez de analisar a notícia publicada nesse caderno, nosso grupo optou por uma notícia de um fato ocorrido em nossa cidade que trouxe grande repercussão a curto e longo prazo e a partir dela planejar as atividades que poderiam ser realizadas pelos nossos alunos.

PROBLEMATIZAÇÃO• Como a sociedade parnanguara pode conhecer a sua realidade a fim de defender-se de outros possíveis acidentes ambientais.

Todas as áreas do conhecimento serão contempladas neste projeto:• QUÍMICA – Estudo e composição dos elementos químicos (Metanol) que fizeram parte da contaminação da Baía de Paranaguá, por ocasião daexplosão.• FÍSICA – Construir o conceito de deslocamento de ar e de som para estudar o grau de malefício da explosão.• MATEMÁTICA – Calcular o volume de material químico derramado pela explosão e calcular a área atingida.• LÍNGUA PORTUGUESA – Leitura compreensiva das notícias e produção escrita de relato científico com base na conclusão das pesquisas realizadas pelos alunos.• BIOLOGIA - Estudo da flora e fauna marinha afetada pelo desastre, levando em conta o impacto ambiental.• GEOGRAFIA – Analisar a localização da Baía de Paranaguá, e compreender o problema ambiental causado pelo derramamento do metanol. Leitura do Plano Diretor e análise do direcionamento ambiental do mesmo.• HISTÓRIA – Conhecer a história do Porto de Paranaguá, bem como sua importância econômica para o Brasil e para o Mundo. Analisar opatrimônio histórico ameaçado pelo acidente.• LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA – INGLÊS E ESPANHOL – Análise de notícias do acidente nos jornais mundiais, inclusive no Chile. Estudo defrases-chaves usadas para atendimento ao turista no Aquário de Paranaguá.• ARTE – Apresentação do patrimônio histórico ameaçado pelo acidente.• SOCIOLOGIA - Levantar questões culturais e econômicas das comunidades pesqueiras afetadas pelo acidente.• FILOSOFIA – Refletir criticamente sobre o acontecimento e o posicionamento da justiça quanto às famílias prejudicadas pelo acidente.