Caderno 4- Ação/Reflexão
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Professora Orientadora: Luciana Barcelos Santos
Professores participantes:
Adilson Cardoso Pires
Andreia Rodrigues Ribeiro
Aurea Maria Pereira Rocha
Cristiane Dias
Daguiomar do Rosario Faria
Emilye R. Silva
Gisele Patricia Ignacio
Inalda Sali Santos da Luz
Oriel da Costa Schneider
Rosangela Vieira
Sarita dos Santos Silva
Reflexão e ação- pág 38
1) Organizem-se em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno e sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de elaboração de uma proposta curricular. A finalidade deste exercício é que professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e produção.
Avaliando as preocupações em relação aos problemas que abrangem as questões ambientais e a responsabilidade dos educadores no processo ensino aprendizagem, adotando o modelo pedagógico que tem como fundamento conscientizar sobre a problemática da escassez da água. Após discussão e trocas de opiniões os professores decidiram trabalhar a problemática da escassez da água no mundo, de uma forma interdisciplinar para que os alunos pudessem ter uma visão globalizada sobre o tema em questão. Seguindo esta linha de pensamento e para aprimorar a questão da conscientização da preservação do meio ambiente, em particular a economia e a preservação da água, sobretudo, evitando o desperdício deste alimento tão importante para a sobrevivência na terra. Dentro da pedagogia, a forma de conscientizar o educando sobre esta problemática, depende de uma intervenção pedagógica, através da implementação de um projeto sobre a água, os alunos teriam que primeiramente conhecer e entender para preservar, com o objetivo de observar o que os alunos pensam e como poderão agir sobre esta problemática. Para isso é de extrema importância o apoio dos profissionais capacitados na área do meio ambiente, promovendo palestras que abordem sobre as propriedades físicas e químicas da água, e para aprofundar este conhecimento, os alunos poderiam ser levados a uma visita na estação de água para que os mesmos acompanhassem a realização do tratamento da água que nos alimenta. A partir do conhecimento obtido pelos alunos, estarão cientes que para haver continuidade da vida no planeta terra, é necessária a devida valorização, e preservação, lembrando que existe uma parte muito pequena de água doce no mundo, sendo mais uma preocupação e motivo para a economia deste elemento. Sendo assim, a disciplina de geografia explica que água é um dos maiores recursos naturais do qual a humanidade necessita para a sua sobrevivência. Conforme as pesquisas, o acesso à água em alguns países é diferenciado, por conta dessa diferença, alguns têm fartura de recursos enquanto que outros vivem na escassez levando-os a viverem de uma forma sub-humana. Sendo que de toda a água existente em nosso planeta a maior parte é salgada: 97% e a menor parte é a doce: 2,5%, podemos avaliar que dessa porcentagem de água doce estão distribuídas e encontram-se congeladas nas calotas polares e nos cumes das altas montanhas, outra parte está localizada no subsolo, outros em reservatórios, nuvens, vapor da água, sendo que apenas 3% deste total são encontrados nos rios e lagos, é desta pequena porcentagem que todos dependem para sobreviverem. Devemos aqui ressaltar que os mananciais estão secando com muita rapidez, o aumento e crescimento da população, a poluição, o aquecimento global, resultam na redução da quantidade da água existente para cada pessoa no mundo, esta quantidade vem decaindo desde 1970. Portanto, esta problemática já afeta quase todos os continentes e de acordo com os dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, em 2025, aproximadamente 1, 8 bilhão de pessoas viverão em países ou regiões com escassez absoluta deste elemento tão importante para a vida de toda a espécie existente no planeta. A escola é a porta de entrada para a transmissão das informações para o conhecimento e aprendizagem dos alunos, para formarmos alunos conscientes em relação a esta problemática, é importante que o professor proponha uma pesquisa sobre a água potável e de onde ela vem os alunos também poderão pesquisar através de mapas, gráficos, tabelas e fotografia sobre conteúdos atuais geográficos, é recomendado o uso de um atlas geográfico para o desenvolvimento das atividades. A disciplina de história relata que a humanidade e os rios desempenharam função elementar no surgimento das primeiras civilizações, era o meio de transportes de pessoas e mercadorias, era a fonte principal da sobrevivência dos povos. É importante lembrar que os territórios nos quais se encontravam a Mesopotâmia e o antigo Egito eram regiões áridas com poucas condições de sobrevivência, as águas do rio foram fundamentais para o desenvolvimento dessa civilização. Decorridos vários séculos a água continua sendo o elemento essencial para a manutenção da vida no mundo, no entanto a água potável é um recurso natural finito, ou seja, que terá um fim, sendo assim é necessário evitar uma crise mundial de abastecimento de água tanto para as gerações atuais como as futuras. A educação ainda é o meio de transmissão das informações necessárias para esta problemática, portanto, para evitar o fim desse alimento do qual ninguém e nada poderá substituir. O educador poderá apresentar aos alunos a história da água desde os primórdios até os dias atuais, através de vídeos, documentários, após fazer uma discussão e debate entre os grupos, e assim poderão compreender que precisamos preservar, economizar e dar continuidade à vida na terra. Na disciplina de Língua Portuguesa, podemos trabalhar o tema “o desperdício de água” de uma maneira prazerosa, lúdica e atrativa, cujo aluno irá se conscientizar o quanto a água é fundamental em nossas vidas e compreender uma parte da gramática através do tema proposto com a música “Planeta água”. Com a música abaixo, podemos trabalhar, a leitura e compreensão do texto; frases, oração e período; verbos e transitividade verbal.
Planeta Água Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte serena do mundo E que abre um profundo grotão Água que faz inocente riacho E deságua na corrente do ribeirão Águas escuras dos rios Que levam a fertilidade ao sertão Águas que banham aldeias E matam a sede da população Águas que caem das pedras No véu das cascatas, ronco de trovão E depois dormem tranquilas No leito dos lagos No leito dos lagos Água dos igarapés Onde Iara, a mãe d'água É misteriosa canção Água que o sol evapora Pro céu vai embora Virar nuvens de algodão Gotas de água da chuva Alegre arco-íris sobre a plantação Gotas de água da chuva Tão tristes, são lágrimas na inundação Águas que movem moinhos São as mesmas águas que encharcam o chão E sempre voltam humildes Pro fundo da terra Pro fundo da terra Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água Água que nasce na fonte serena do mundo E que abre um profundo grotão Água que faz inocente riacho E deságua na corrente do ribeirão Águas escuras dos rios Que levam a fertilidade ao sertão Águas que banham aldeias E matam a sede da população Águas que movem moinhos São as mesmas águas que encharcam o chão E sempre voltam humildes Pro fundo da terra Pro fundo da terra Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água
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