Educação Alimentar
Entendendo como um conceito passível de articular entre as demais especificidades disciplinares o tema poderá ser implementado da seguinte forma:
Filosofia: A temática poderá ser abordada aos conteúdos estruturantes que compõem o ensino no terceiro ano. Sobre a perspectiva da Filosofia da Ciência é possível trabalhar a temática da Bioética, onde são abordados os limites da aplicação da ciência para produção excessiva e os impactos nos seres humanos.
Língua Portuguesa/Inglês: Através de vários gêneros textuais trazem informes nutricionais, culturais de segurança e métodos de produção alimentar.
Artes: Em artes as diversas as diversas culturas: Africana, indígena, e dos imigrantes sua culinária. E os fast foods na pop arte e indústria cultural.
Biologia: Na biologia trabalha se a alimentação na parte da Bioquímica (lipídios, protídeos, proteínas, carboidratos e vitaminas), oriundo dos alimentos na atuação das células bem como seus efeitos positivos e negativos lipídeos/colesterol.
Geografia: Produção agrícola e a fome mundial, desperdício na produção, as diferentes produções e o clima os e tradições regionais.
Ed Física: Na educação física trabalha se a visando a saúde, qualidade de vida.
Química: Podemos trabalhar o tema relacionando vários conteúdos, dentre os quais podemos destacar: Ligações químicas, interação molecular, reações químicas, termoquímica, cinética química, propriedades coligativas, soluções assim como compostos orgânicos relacionando-os com classificação alimentar suas fórmulas e estruturas.
Física: Pode se trabalhar a partir do principio da conservação da energia, tendo o sol como fonte primária de toda cadeia alimentar. Além, como o desenvolvimento das máquinas térmicas, elétricas, tem contribuído nos métodos de produção, industrialização e conservação dos alimentos.
Matemática: Trabalha se o valor nutricional dos alimentos, sua porcentagem a diferença calórica ingeridas diariamente. E as diferenças de PG e PA (Progressão geométrica e aritmética).
História: Em história as influencias culturais dos diversos povos, mitos e verdades alimentares. A exploração da mão de obra, processos imigratórios étnico-migratórios.
Sociologia: a temática poderá ser abordada mediante a perspectiva da Indústria Cultural, onde a produção e o consumo nas sociedades de massas refletirá na aquisição de novos comportamentos sociais.
A partir da leitura realizada da carta destacamos que dentro da dimensão da Ciência podemos colocar o material carvão, pois o mesmo é formado pela natureza e podemos especificar sua diferentes formas de apropriação, já na tecnologia destacamos as transformações e as evoluções culturais utilizados desde o grafite bruto até os lápis apropriados para o desenho. Dentro do Trabalho além da evolução dos materiais enfatizamos o trabalho do pintor, trabalho específico do artista e sua perspectiva e status em diferentes períodos da história. Na cultura destacamos a apreciação e a expressão do artista e sua compreensão da realidade.
Partindo da análise da carta podemos especificar os conteúdos para cada disciplina, visando estabelecer como objetivo final, demonstrar como o conhecimento é constituído de vários outras formas de apropriação, ou seja a apropriação do saber depende de estabelecer uma relação entre as diferentes áreas de conhecimento.
De acordo com a questão do documentário sobre o nome da escola: Conteúdo filosofia: conteúdo estética, a proposta de atividade visa desenvolver conceitualmente a temática por meio de uma atividade audiovisual.
Dentro da abordagem curricular pode se trabalhar multi disciplinarmente: ARTE: produção áudio visual, L. PORTUGUESA: postura, ética e originalidade, HISTÓRIA: aspectos históricos e culturais, GEOGRAFIA: regionalização, SOCIOLOGIA: impacto das relações sociais, MATEMÁTICA: fração, regra de três, tempo (edição).
Trabalhar com políticas de orientação, para a revindicação de suas necessidades, proporcionando a organização de associações e comitês para a melhoria da qualidade de vida. É uma situação que abrange todas as disciplinas dentro de uma abordagem cultural, tecnológica, social de trabalho e ciência.