caderno 4
QUESTÕES DO CADERNO 4
1- AÇÃO E REFLEXÃO: QUESTÃO 1
O corpo humano quase sempre é capaz de sobreviver a todos os tipos de desastres – a fome é um deles. O processamento de alimentos retira nutrientes que necessitamos para o bom funcionamento de nosso organismo e nunca é demais lembrar. Mas qualquer médico dirá que a alimentação fast food é de fato um grande desastre para qualquer organismo e que o consumo excessivo irá levá-lo certamente a doenças graves.
Uma boa forma de trabalhar a temática, seria analisar o documentário Super Size me “A dieta do palhaço” o qual retrata um homem (Spurlock) que segue uma dieta maluca de 30 dias durante os quais sobrevive em sua totalidade com a alimentação e a compra de artigos exclusivamente do McDonald’s. O filme documenta os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida. O fator que motivou Spurlock para fazer a investigação foi a crescente propagação da obesidade em todos os Estados Unidos da América, que o diretor do serviço público de saúde dos Estados Unidos da América tinha declarado como “epidemia”, pois é tão viciante como nicotina. O filme foca o Mc Donald’s como um dos representantes da indústria alimentar estadunidense, que criou tamanhos exagerados de porções e que, sempre que possível, induz ao consumo de mais e maiores porções, fazendo com que a população consuma muito além do necessário para uma alimentação saudável.
Por exemplo, No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, 15,8% da população adulta são obesos e 48,5% têm sobrepeso. Mesmo com uma dieta saudável, algumas pessoas podem apresentar reações adversas ao ingerirem certos alimentos. Estima-se que mais de 20% da população de países industrializados sofram de intolerância alimentar ou alergia alimentar, segundo artigo The Differential Diagnosis of Food Intolerance, publicado na revista científica da Associação Médica Alemã, Deutsches Ärzteblatt.
A Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil, foi regulamentada em agosto de 2010, por meio do Decreto nº 7.272, a esta Legislação institui uma série de diretrizes e objetivos que podem ser resumidos no seguinte princípio: Fortalecer as ações de alimentação e nutrição em todos os níveis da atenção à saúde, de modo articulado às demais políticas de segurança alimentar e nutricional.
Sabemos que a maior parte das famílias possuem dificuldades no manuseio, conservação e preparação cotidiana dos alimentos, não considerando a importância que os mesmos possuem para manter e conservar a saúde física e mental. Esta realidade começa a ser modificada, percebemos que atualmente as pessoas estão se conscientizando de que os alimentos que elas comem têm influência não só na aparência e no bem estar geral, mas também na expectativa de vida e na qualidade dela.
A escola ao buscar cumprir com sua missão de oferecer uma educação completa ao aluno, verificou a necessidade de colaborar com pais e alunos, propiciando o contato direto com informações importantes sobre alimentação e saúde. Com esta intenção á escola preocupa-se em ensinar e transmitir a importância de uma reeducação alimentar e a ensinar os educandos a adquirirem medidas de higiene e manuseamento dos alimentos, aproximando o aluno de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável e ensinando práticas de lavagem de mãos e alimentos e armazenamento correto destes.
Tendo este objetivo, a escola fornece subsídios para que seja estabelecido um padrão alimentar adequado, fazendo do aluno, uma fonte de informação e veículo de aprendizagem, atuando como sujeito de mudanças em seus lares, onde ele possa ressaltar a importância da alimentação saudável e modificar dessa forma os hábitos alimentares dos que convivem. Nossa escola dispõe do Programa MAIS EDUCAÇÃO onde está contemplado o projeto Horta Escolar, que contribui para a conscientização e valorização da alimentação saudável.
Uma das fundamentações para se de utilizar o alimento como instrumento pedagógico é por ser uma oportunidade de tornar o conhecimento significativo para o aluno, pois o alimento é um elemento do cotidiano, obrigatoriamente presente em qualquer residência e permeado por diversas representações sociais e culturais.
A afirmação de bons hábitos alimentares ocorre na infância e é influenciado pelo ambiente escolar, o que justifica a utilização do alimento como elemento pedagógico, promovendo o conhecimento de si, sobre os alimentos e incentivando o consumo daqueles que são rejeitados e/ou pouco consumidos.
Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN, 1995), em um panorama sobre alimentação escolar, a “Merenda” tem características de assistência nutricional, mas também, por ser servida na escola, adquire características de ferramenta educativa, que pode e deve ser utilizada para os fins maiores da educação, habilitando o aluno a intervir na própria realidade.
Contudo, para PIETRUSZYNSKI, ALBIERO, POPPER &TEIXEIRA (2010) no processo de construção de uma proposta em educação alimentar na escola, verifica-se a necessidade de organização dos objetivos e passos de aplicação das práticas pedagógicas, visando o seu aproveitamento máximo. Freire (1996) diz que ensinar exige rigorosidade metódica e que faz parte da tarefa do docente não apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar certo.
Neste sentido, torna-se importante conhecer os objetivos de cada etapa do trabalho, as intenções de cada material, de cada questionamento e a melhor maneira de levar o educando ao conhecimento desejado.
BAPTISTA & ELHANI (2007) citado por SILVA e FONSECA ( 2009 ) afirma que a segurança alimentar e nutricional se constrói com a garantia de alimentação saudável e adequada. O oferecimento do alimento e de informações acerca de seu valor nutricional não é suficiente para que o hábito alimentar saudável se constitua. A complexidade inerente ao fenômeno alimentar requer investimento em abordagens educativas progressistas, transversais e intersetoriais com a convocação de atores sociais afins. Tal conjunção, além de incrementar a promoção de saúde na escola, pode trazer contribuições ao ensino de Ciências ao fomentar, por exemplo, a presença de práticas agrícolas na escola, as quais podem potencializar realidades e conhecimentos as disciplinas já existentes numa abordagem a partir do multiculturalismo.
Pode ser feito um trabalho interdisciplinar com todas as disciplinas, cada área/disciplina compor e acrescentar uma proposta curricular por série de acordo com os conteúdos já previstos no seu plano anual, porém agregando conceitos e conteúdos associando educação alimentar e educação ambiental.
2-
2.1
Cultura: produção da obra de arte
Trabalho: produção da obra, materiais utilizados e técnicas.
Ciência e Tecnologia: Métodos utilizados, inovações conforme o tempo, percepções do uso de técnicas antigas aliadas ao moderno.
2.2 Poderia-se utilizar este fragmento de texto para analisar a visão de um grande mestre das artes plásticas (Van Gohg), no sentido das técnicas utilizadas por seus antecessores, na qual apesar de rústicas conseguiam grandes efeitos. Ele também cita que os materiais utilizados na sua atualidade facilitam o trabalho, e talvez utilizaria os métodos dos antigos, porém ele não quer se alienar apenas a repetição de técnicas, ele quer aprimorar a sua, pois quer a valorização do seu trabalho e não apenas do seu recurso. Desta forma, percebe-se a análise do cunho do trabalho, o papel científico e metodológico e valorização do seu próprio trabalho, o seja o lado da valorização humana.
3- Estará sendo realizada uma pesquisa na escola sobre a preferência nutricional, após os dados levantados será feito o tabelamento dos dados alcançados e a produção de gráficos nas aulas de matemática. Juntamente ao trabalho estará sendo abordado a importância da alimentação saudável a partir da conscientização, utilizando como referências de apoio textos, artigos, vídeos. Nas aulas de história as professoras estarão abordando o caráter histórico das especiarias, desde seu passado remoto até o uso na atualidade. Todos trabalhos serão conduzidos em diversas aulas no decorrer deste mês.
4- Estaria abordando os perigos de uma má instalação elétrica, trazendo vídeos de casos de incêndios que já foram provocados por curtos circuitos. Estaria solicitando apoio junta a professora de física/química para uma experiência prática onde os alunos estariam vendo in loco estas consequências. Poderíamos estar montando folders e espalhando pela comunidade para alertar os problemas e também cobrar dos poderes públicos atuação para auxiliar na solução dos problemas.
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