Caderno 3: Organização Curricular do Ensino Médio Integrado

Com o estudo do caderno 3, entendemos que há possibilidades de redesenhar o currículo do Ensino Médio por meio da integração entre disciplinas/áreas de conhecimento, levando em consideração quatro importantes eixos: trabalho, ciência, tecnologia, cultura.
O trabalho, como princípio educativo tem por objetivo relacionar o conhecimento científico à realização do sujeito como pessoa e como profissional. O estudo e o debate sobre o real em sala de aula, permite ao estudante desenvolver o senso crítico e a autonomia intelectual. Por conseguinte, oferece ao estudante uma formação humana integral.

A ciência representa um instrumento de investigação da realidade. Ela busca explicar e conduzir o mundo real, porém, nem tudo que se apresenta como real é natural, isto é, muitas coisas são criadas ou transformadas em favor do interesse de setores que detêm o poder sobre a realidade.  O caderno 3 traz um alerta de que a ciência, por si mesma, não está dando conta de apresentar respostas e soluções para muitos acontecimentos contemporâneos, isso inclui as novas formas de pensar, sentir e agir do sujeito. Nesse sentido, o processo educativo tem como tarefa utilizá-la para tal fim por meio da pesquisa e do estudo sistematizado.

A tecnologia é produto da ciência e vice-versa, ambas interagem de forma recíproca como elementos de construção do real, nesse caso, da especialização/qualificação da mão de obra tendo em vista a reprodução dos meios de produção. De outro lado, a tecnologia é utilizada como mero instrumento informativo (nas redes sociais os sujeitos se comunicam sem preocupar-se com a solidificação de laços de amizade).

A cultura, por seu lado, representa costumes, tradições, intenções próprias de um grupo ou comunidade, seja local, regional ou global. A cultura de um povo, por exemplo, é valorizada na medida em que se mantenha a essência de suas raízes. Por meio da promoção da cultura é possível transformar a natureza ou o comportamento humano em prol da harmonia e das necessidades humanas. Invenções na área do trabalho, da ciência e da tecnologia têm contribuído com a qualidade de vida.

Em diálogo realizado com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Tancredo Neves, percebemos que parte deles reconhece a escola como uma instituição que prepara sujeitos para a vida, para o trabalho e para estudos posteriores. Outros veem a escola somente como preparação para o trabalho e para o vestibular, porém, sem o nível de qualidade desejado, o que os preocupa.
Em geral, os alunos não têm clareza acerca do conceito de currículo, seus objetivos e de como as disciplinas organizam os conteúdos trabalhados em sala de aula. Os alunos também consideram necessário e premente que a escola se aprofunde no aspecto do estudo propedêutico e na preparação para o trabalho, pois, estes representam o caminho para a realização pessoal e profissional.

A partir dessa análise, compreendemos a necessidade de pensarmos uma escola em cujo processo educativo sejam considerados os princípios contidos nas DCNEM, os quais buscam trazer real sentido às expectativas de vida do sujeito, como propõe o caderno 3. Uma proposta compatível com essa necessidade seria a formação continuada de professores da rede pública estadual do Paraná, com carga horária suficiente para discutir e reorganizar, por área de conhecimento, os componentes curriculares das disciplinas de acordo com  as DCNEM, DCEs, PPP e PPC.