Caderno 3

          A proposta de formação integral humana que possibilite ao educando a autonomia intelectual, depende necessariamente do processo de ensino que contemple áreas determinantes da sociedade contemporânea, como: a relação do homem com a natureza e a apropriação dela (trabalho), ou os métodos desenvolvidos historicamente de apropriação e interação com o mundo (ciência e tecnologia), conhecimentos estes que permitam uma socialização dos sujeitos (cultura).

          Para que ocorra a efetivação dos conteúdos propostos por eixos, faz se necessário uma reestruturação completa do ensino. Esta reestruturação perpassa pela análise da sociedade contemporânea e as suas reais necessidades, compreendendo a realidade como dinâmica, portanto conteúdos passíveis de alteração. Assim sendo, esta flexibilidade e constante progresso permite que a intencionalidade seja efetiva na seleção de conteúdos.

          Outro fator determinante consiste na formação mais ampla dos profissionais da educação, em um sentido geral que possibilite a inter-relação de conteúdos, e consequentemente a formação específica a sua área de atuação. Quanto a estruturação do currículo, os conteúdos inicialmente deveriam ser selecionados pelas suas áreas temáticas afins, uma ordenação eqüitativa da distribuição de conteúdos para que os eixos sejam trabalhados de forma integrada.

          A contextualização dos conteúdos básicos em cada disciplina que ocorre na sala de aula, propicia a autonomia intelectual e moral, ocorrendo em momentos direcionados pelo professor na apresentação do conteúdo curricular e ou a partir do conhecimento prévio do aluno, conduzindo ao conhecimento sistematizado, científico, cultural, tecnológico, historicamente acumulado. Visando auxiliar através de discussão dos temas que permeiam as atividades pedagógicas desenvolvidas superando lacunas e ampliando as possibilidades de melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
          Assim sendo, compreender a sua posição situacional na sociedade que pertence, podendo agir criticamente no seu cotidiano de maneira autônoma.
           Discutir no coletivo a importância da interdisciplinaridade, organizar um tempo para analisar e montar um planejamento que aproxime os conteúdos afins. Favorecendo a compreensão do educando, o aprendizado, acalcando o objetivo esperado: o conhecimento de maneira integrada e contextualizada, consciente que a proposta não é nova, mas que precisa ser efetivada, para uma melhora na qualidade da educação. Além de melhorias em questões práticas, como, salas ambiente, armários para livros didáticos...