Caderno 3

                                                  Colégio Estadual Professor Vidal Vanhoni – Paranaguá

CADERNO 3 – O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

                                                          Denise Rachel Vianna Mansur Nascimento
                                                                     Evelize Sabino Alves Andrioli              
                                                                         Fernanda Chaves Montiel
                                                                           Josilene Militão Matozo
                                                                          Katiane Machado Arndt
                                                                     Marina Ribeiro Chaves Montiel
                                                                         Wolffe Henri Skrzypietz
Resumo
Este documento apresenta os principais pontos tratados no Caderno 3 do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, onde se faz necessário avançar para um currículo plural e incluso, que apresente uma perspectiva multi- intercultural e abra espaço para diferentes etnias, gêneros, faixas etárias  proporcionando um caminho motivador, tanto pela integração entre trabalho, cultura, ciência e tecnologia para que o aluno garanta um futuro melhor.

Palavras-chave: Currículo. Conteúdo. Sociedade. Trabalho.

Currículo é a organização das disciplinas que deverão ser contemplados nas diversas modalidades de ensino. Compreende uma seleção de conteúdos culturais que irão fazer parte do projeto proposto pela escola; envolve desde idéias pedagógicas, estruturação de conteúdos de uma forma particular, passando até pelos estímulos de habilidades dos alunos.
Em debate realizado entre professores participantes deste curso, ficou constatado que com o decorrer dos anos, a escola passou a ser responsabilizada em dar respostas à sociedade.
Com relação ao meio ambiente, por exemplo, a escola precisou unir seu conteúdo com o tema e tomar a iniciativa de realizar projetos com a finalidade de preservação ambiental. A sociedade também precisa receber valores como: ética, cidadania, solidariedade humana, respeito e pluralidade cultural. Como se não bastasse, também foi transmitido à escola a responsabilidade de desenvolver competências e habilidades que capacitem o individuo para o mercado e para a vida.
Dentro desse contexto os professores convivem com uma quantidade grande de concepções, porém não encontram soluções às exigências do cotidiano. Não existe uma receita pronta para a prática pedagógica e uma concepção mais ampla deve ser construída pelo próprio educador. È na sua reflexão e reelaboração da concepção da educação e da formação humana que o educador pode atribuir significado para sua prática pedagógica. É na convivência com os sujeitos envolvidos no processo educativo que podemos reconstruir a relação do fazer pedagógico a partir de uma concepção mais ampla.
Reconhecer os sujeitos do ensino médio e dar centralidade aos conhecimentos e saberes representa uma intencionalidade política e uma concepção inovadora. São, na sua maioria, jovens e adultos que recentemente no Brasil tiveram acesso ao ensino médio, filhos de trabalhadores manuais ou que vivem do seu próprio trabalho, geralmente precário e de baixa remuneração, do campo e da cidade.
É preciso assegurar que um conjunto de conhecimentos e saberes científicos, éticos e estéticos sejam garantidos no ensino médio a partir da diversidade dos seus sujeitos, tendo o direito ao patamar básico nesta etapa de educação básica com grau de universalidade histórica.
Há a necessidade de pensarmos as proposições curriculares para o ensino médio suas intenções e práticas, seus materiais, seus tempos e espaços, tendo como referência os alunos que freqüentam suas expectativas, seus desejos e suas necessidades.
A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio é possível traçar um novo caminho para esta etapa da educação básica, um caminho que não se associa a cultura da ciência e do trabalho, possibilita aos estudantes compreenderem que os conhecimentos e os valores característicos de um tempo histórico e de um grupo social trazem a marca das razões, dos problemas, das necessidades e das possibilidades que orientaram o desenvolvimento dos meios e das relações sociais e de produção.
Quando discutimos a importância do conhecimento no currículo escolar podemos destacar a crítica de Young (2007) quanto à “pedagogia do aprender a aprender”, pois esta destacava que o conhecimento local e cotidiano dos alunos em detrimento do conhecimento cientifico, porém sabe-se que estas devem se relacionar, o conhecimento cientifico deverá servir como base para o currículo.
Além do repasse do conhecimento e relevante nos preocupar com a apropriação do mesmo, pois isso é o essencial para o currículo. A apropriação do conhecimento se da quando os indivíduos interagem entre si e buscam resolver os desafios colocados.
Deve-se lembrar de que o conhecimento escolar torna-se essencial para o desenvolvimento cognitivo do estudante e para sua formação ética, estética e politica, porém este conteúdo não será apropriado através da simples reprodução de conceitos, mas sim através da construção do conhecimento usando a pesquisa como principio pedagógico.
A pesquisa estimula os alunos a uma postura crítica e curiosa que o instiga a buscar as respostas para os seus questionamentos, deixando a posição passiva de ouvinte.
Outra base importante para o currículo escolas é a formação humana integral que irá proporcionar que o individuo torne-se autônomointelectualmente capaz de interpretar e criticar as condições histórico-culturais da sociedade. O currículo deverá ser a base para proporcionar aos alunos a emancipação, a autonomia, deixando de lado a repetição, o pensamento padronizado.
A integração curricular a partir das dimensões do trabalho, da ciência, tecnologia e cultura na prática escolar.
A nova organização curricular pressupõe uma perspectiva de articulação interdisciplinar, propondo estimular novas formas de organização das disciplinas articuladas com atividades integradoras, partindo das inter-relações existentes entre os eixos constituintes do Ensino Médio, ou seja, o trabalho, a ciência e a cultura, sendo o trabalho, o eixo principal. Ao tratar das dimensões para um currículo inovador, a própria comunidade escolar é que está habilitada para tomar decisões a respeito do currículo que vai efetivamente ser praticado, pois não existe nenhuma receita pronta para a prática pedagógica.
A proposta que respeita as diretrizes curriculares nacionais, as normas do sistema de ensino, as instituições possam ser capazes de organizar o currículo e desenvolver atividades relacionadas às dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, visando atender às necessidades e características sociais, culturais, econômicas e intelectuais dos estudantes.
Em vista disso, entende-se que se faz necessário avançar para um currículo plural e incluso, que apresente uma perspectiva multi- intercultural e abra espaço para diferentes etnias, gêneros, faixas etárias e necessidades de aprendizagem além de outras categorias, proporcionem um caminho motivador, tanto pela integração entre trabalho, cultura, ciência e tecnologia como pela prospecção de um futuro melhor.