Caminhos para dar Sentido ao Ensino Médio
Ao perguntar aos alunos de baixa renda o que eles acham da escola; o resultado, é que os jovens não veem utilidade nela. Por quê?
Conforme Patrícia Gomes e Vagner de Alencar, ao oferecer um ensino médio de qualidade é um grande desafio. Quando a população atendida é de baixa renda, então, os indicadores são ainda mais cruéis, pois são poucos jovens os que chegam a essa etapa da educação, menos ainda os que o fazem na idade certa.
No Brasil, a conclusão do Ensino Médio é de jovens até 19 anos, e os que estão lá muito frequentemente têm acesso a um ensino de qualidade ruim, as taxas de evasão são altas e o aprendizado adquirido com as aulas normalmente é considerado insuficiente nas avaliações oficiais do governo. Isso é um resultado, tomado a partir da perspectiva dos alunos, e foi sintetizado em cinco grandes problemas:
1) Falta de conexão entre a escola e o projeto de vida de cada um,
2) Um currículo fragmentado e com poucas aulas práticas,
3) Um baixo uso de tecnologia em sala,
4) A falta de professor e também de infraestrutura escolar e 5) A falta de segurança.
*O caminho é viabilizar e criar politicas que possam sanar estes problemas detectados na atual conjuntura da Educação no Ensino Médio.
Maturino