Caderno 2 - O jovem como sujeito do processo de aprendizagem - Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva - Toledo -

Caderno 2 temática 2                                             Wilson Eger

O diálogo é fundamental, a percepção de que muitas vezes estigmatizamos nossos jovens da mesma forma que somos estigmatizados, o sistema cria uma manipulação enviesada que nos coloca num jogo conflituoso como se fossemos de classes oposta, quando na verdade estamos do mesmo lado. Ensina-se a crianças e jovens de que precisam respeitar e ouvir os adultos, porque, para o senso comum, estes teriam mais sabedoria, experiência e mesmo poder. Os jovens, por sua vez, costumam ser caracterizados como agitados, apressados, inexperientes ou até inconsequentes, e, assim, não saberiam o que seria melhor para eles ou para a sociedade. Essa concepção, que apenas valoriza um dos lados, retira dos jovens a chance de se desenvolverem adequadamente. Falta-lhes autonomia. A escola moderna surgiu da necessidade social encontrada com a expansão comercial e industrial, que levou a burguesia a desenvolver uma educação formalizada como ferramenta para instrumentalizar o jovem para o trabalho.

Orientadora de estudos Neiva Aparecida Santos, cursistas Wilson eger, Rosangela Vieira dos Santos, Adilson Antonio dos Santos, Hélio Luchini,  Tamara Luz de Souza Giovanoni, Elizete  Rosa Astori, Maria Célia Ormeneze, Valmor Cardoso Jorge.