caderno 2: O Jovem como Sujeito do Ensino Médio.

Colégio Estadual José Bonifácio de Campo Bonito, Paraná, Núcleo Regional de Cascavel PR.
           Na minha percepção a afirmação de que professores e jovens não sabem para que serve a escola, não é verdadeira. Nosso município é muito pequeno, só existe uma escola estadual com as séries finais do ensino fundamental e médio, e em geral todos se conhecem, e por esse fator, muitas das questões apontadas no texto, não se aplicam em nossa escola, e quando os jovens do ensino médio são questionados sobre a função da escola, 80% deles afirma que ela serve para o conhecimento, apesar de admitirem que não tem se preocupado em aprender de maneira satisfatória.
          Os jovens de nosso município em sua maioria não se reúnem em torno de uma cultura, três ou quatro jovens andam de skate, um pequeno grupo faz aulas de hip hop, mas não chega a se reunir para praticar, as atividades culturais mais freqüentes são os bailes, onde a maioria vai para beber e “pegar” alguém, portanto é na escola que eles se reúnem, e as atividades pedagógicas são prejudicadas, porque o interesse é outro e não aprender. A escola está aberta para as culturas juvenis, o caso é que elas praticamente não ocorrem, a solução seria buscar parcerias para reunir esses jovens e desenvolver atividades culturais, desligando os um pouco das redes sociais.