Após a análise dos textos elaborados pelos estudantes (foi feita uma amostra com 10 estudantes de cada série, ou seja, 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio), percebeu-se que, 67% deles não possuem hábitos saudáveis ligados à sexualidade e cuidados com o corpo. Embora o número de meninas que já teve relações sexuais seja menor que o número de meninos, constatou-se que a grande maioria das meninas nunca foi a um ginecologista. Enquanto alguns estudantes relataram que tem um convívio familiar saudável, cerca de 86% relataram que seus ambientes familiares não proporcionam nem sequer o diálogo entre seus membros. Mas nem tudo são dados ruins, entre os estudantes selecionados para amostragem, alguns citaram que tem como prioridade a família e o trabalho, fato que mostra que, mesmo com o bombardeio de propostas ruins que recebem no dia a dia, nos diversos ambientes por eles frequentados, sabem filtrar o que realmente tem valor na formação de caráter.
Com relação aos planos para o futuro, 12% dos estudantes tem a intenção de ingressar na Universidade, inclusive já tem claros os cursos que desejam frequentar. 39% pensam no futuro, mas com outros enfoques, como serem classificados em algum concurso público ou mesmo ingressar em alguma empresa multinacional, alguns até mesmo se contentam em trabalhar no comércio para se sustentarem financeiramente. 49%, talvez por imaturidade, não fazem planos para o futuro.
De posse dos dados dessa reflexão, os professores, juntamente com toda a comunidade escolar, podem direcionar os estudantes na escolha de valores éticos e, dessa forma, ajudar na construção de suas identidades.
Atividade
Os processos de seleção de conteúdos e conhecimentos devem levar em consideração as particularidades específicas de cada comunidade escolar, como previsto em Lei. O Projeto Político Pedagógico de cada escola, quando da elaboração das ações curriculares deve ser pautado nas legislações educacionais vigentes e, a partir destas, adequar seus conteúdos de acordo com as necessidades de cada comunidade escolar, tendo em vista direcioná-los para supri-las. Devido ao fato de o currículo não ser imutável, os planejamentos têm certa flexibilidade, a qual visa atender as necessidades dos educandos, o que alguns professores com mais tempo de magistério alegaram ser prática comum entre eles.
Sequência didática
Tema: Cultura afro brasileira
Público: Alunos do 3º ano
Objetivo(s)
- Provocar a discussão sobre a desigualdade racial na nossa sociedade;
- Provocar uma análise sobre as políticas afirmativas voltadas à população afro descendente adotadas no nosso país;
- Instigar os estudantes a refletirem sobre a cultura afro descendente nos meios de comunicação de massa.
Conteúdo(s)
- Diversidade cultural;
- Culturas afro brasileiras e africanas.
Ano: 3º anos
Tempo estimado: 3 aulas
Material necessário:
- Rede Wi-fi e/ou computadores para acessar à internet;
- Tv com DVD player para exibição do curta metragem “Vista a Minha Pele”.
Etapas de desenvolvimento:
1ª aula
Será apresentada uma ementa aos estudantes com o plano de aula e, em seguida, o professor fará uma exposição sobre a cultura afro brasileira e africana, bem como abordará a legislação brasileira para que todos entendam os motivos pelos quais as aulas que se seguirem foram elaboradas. Aspectos como tráfico de escravos, trabalho escravo, cultura e religiosidade do povo africano, abolição da escravidão, etc..., deverão ser abordados, ainda que superficialmente pelo professor, a fim de contextualizar e subsidiar as discussões acerca do tema, como se fosse um disparador de diálogo. Após uma aula de discussão com a turma sobre a problemática e a sequência didática que terá, o professor comunicará os estudantes de que a próxima aula será destinada para assistirem a um curta metragem, com duração de 15 minutos, na sala de vídeos e solicitará aos mesmos que tragam contribuições de assuntos relacionados retirados de outras fontes de pesquisa para enriquecer o debate posteriormente.
2ª aula
Conforme combinado, os estudantes serão encaminhados à sala de vídeos, onde assistirão ao curta metragem “Vista a Minha Pele”, dirigido por Joel Zito Araújo, com duração de 15 minutos. O filme versa sobre uma história invertida em que os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Para aprofundamento do debate, os estudantes, organizados em 4 grupos discutirão sobre o filme e, em seguida escolherão 1 dos temas abaixo, de acordo com: suas contribuições através das pesquisas que ficaram de fazer, conforme combinado na aula anterior:
1. A questão econômica social no Brasil;
2. A dominação de classes;
3. A cultura afro brasileira;
4. Personalidades negras ou mestiças do Brasil contemporâneo;
Antes do término da aula, o professor avisará aos estudantes que a configuração dos grupos será mantida para a próxima aula, ocasião em que os mesmos poderão trazer equipamentos eletrônicos como notebooks, tablets, smartphones ou afins para conexão à rede de internet para pesquisas sobre o tema iniciado nas discussões.
3ª aula: Conclusão e Avaliação
Os grupos constituídos na aula anterior se reagruparão no laboratório de informática e, de posse dos equipamentos eletrônicos solicitados, os mesmos farão uma pesquisa mais aprofundada sobre os temas escolhidos e, em seguida farão um seminário para apresentação das produções.