Caderno 2 Etapa 2 Ciências Humanas

A interdisciplinaridade é fundamentalmente um processo e uma filosofia de trabalho que entra em ação na hora de enfrentar os problemas e questões que preocupam em cada sociedade. Embora não exista apenas um processo, nem muito menos uma linha rígida de ações a seguir, existem alguns passos que, com flexibilidade, costumam estar presentes em qualquer intervenção interdisciplinar.
Deve ir além da mera justaposição de disciplinas e ao mesmo tempo evitar a diluição das mesmas em generalidades. De fato será principalmente na possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação, que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do ensino médio.
O conceito de interdisciplinaridade fica mais claro quando se considera o fato trivial de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação, de ampliação, de iluminação de aspectos não distinguidos.
É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador que pode ser o objeto de conhecimento. Nesse sentido ela deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar.
Dentro das ciências humanas, acreditamos que conteúdos como relações de poder, globalização, relações de trabalho, relações entre urbano e rural.
Em outras épocas, os conteúdos selecionados para serem trabalhados em sala de aula, eram escolhidos levando em consideração o conteúdo por si só, selecionando, principalmente, os destinados a explicar a natureza e os elementos, sem que se fizesse a relação entre estes e a vivência dos alunos. Era um saber fechado em si mesmo.
Hoje, dentro deste contexto técnico-científico-informacional, e entendendo os alunos como nativos digitais, os conteúdos precisam ser selecionados de modo que expliquem a sociedade onde esses alunos coabitam, e que graças ao desenvolvimento tecnológico, essa sociedade deixou de ser apenas o seu mundo local, mas passou a representar o mundo global, então os conteúdos hoje, precisam fazer sentido para os alunos. Pode-se trabalhar o mesmo conteúdo de outros tempos, mas a abordagem deve ser diferente, mais dinâmica e conectada com a realidade vivida pelo aluno.
Um conteúdo que antes era trabalhado apenas com a explanação do mesmo e a simples decoreba por parte dos alunos, hoje deve ser contextualizado e devem-se adotar ações que coloquem esse assunto em discussão e que, por vezes, possa ter aplicação ou uso diretamente relacionado ao cotidiano vivido.
Na realidade do Colégio onde trabalho posso, por exemplo, abordar dentro da Geografia Agraria, uma unidade programática que envolva, desde a formação das rochas e dos solos, relacionando com o solo local, com o uso econômico deste solo, como isso afeta a economia local, como essa atividades se relaciona com o mercado internacional, como a tecnologia pode ser aplicada nessa produção, como isso afeta a população e gera deslocamentos populacionais, movimentos sociais, como afeta as relações de trabalho e a organização da sociedade que habita esse espaço e o mundo.
Como metodologia podemos usar visitas técnicas, confecção de relatórios, uso do noticiário, explanação e discussões entre as turmas.
Projeto de alimentação dos adolescentes:
Questionou-se aos alunos sobre a falta de hábito dos adolescentes em consumir frutas e verduras. A partir disso, eles buscaram saber e responder o que causa esse comportamento.
A maioria dos alunos respondeu que não gostam. Com essa resposta em mãos procuramos saber por que eles não gostam.
Chegou-se a conclusão que na maioria das vezes esse habito alimentar vem de casa, da alimentação dos pais e aquela oferecida aos filhos. Nas famílias onde o consumo de frutas e verduras ocorre, os adolescentes consomem e gostam, já onde os pais não consomem, os adolescentes também não.
Trata-se então de uma questão de conscientização de pais e filhos, colocando da importância de uma alimentação saudável e equilibrada para que o organismo possa funcionar direito evitando muitos problemas de saúde.