CADERNO 2 – CIÊNCIAS HUMANAS Grupo Nova Santa Rosa- Colégio Est. Mar. Gaspar Dutra-
Jacinta Schmidt, Vania Oliveia, Ivone Pinz, Sandra Wutke, Karine Reschke, Aline Krieger, Maria Cristina Ferrari, Marli Juan, Carla Patricia Henz, Viviane Bezerra, Adriano Thiel
REFLEXÃO E AÇÃO 1
Caro professor, cara professora, o texto abaixo sugere que o trabalho interdisciplinar exige o “en¬cargo da compreensão”. Leia o texto e discuta este conceito entre seus colegas. Registre em um texto as principais ideias debatidas, e em seguida, identifique um conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar.
“Apesar de os estudos de processos integrativos serem pequenos em número, os autores concordam em vários pontos. Tomar emprestado de outra disciplina exige assumir o que Janice Lauer chamou de ‘encargo da compreensão’. É necessária uma compreensão mínima do seu mapa cognitivo, incluindo os conceitos básicos, modos de investigação, termos, categorias de observação, técnicas de representação, padrões de prova e tipos de explicação. Aprender uma disciplina a fim de praticá-la é, porém, diferente de usá-la para propósitos interdisciplinares. O domínio da disciplina denota conhecimento completo. O trabalho interdisciplinar exige adequação. Os que tomam algo emprestado não reivindicam expertise em todas as áreas. Eles identificam informações, conceitos ou teorias, métodos ou ferramentas relevantes para a compreensão de um problema particular, processo ou fenômeno. Além disso, não há nenhum Esperanto interdisciplinar. (...) A linguagem interdisciplinar normalmente evolui por meio do desenvolvimento de uma língua de comércio que se torna um pidgin – definido em linguística como uma língua provisória – ou um crioulo – uma nova primeira língua de uma comunidade” (Klein, Julie Thompson. Humanities, culture, and interdisciplinarity: the changing American academy. Albany: State University of New York Press, 2005).
Se faz necessário pensar o que a sociedade quer de seus cidadãos, ou seja, é preciso observar conteúdos práticos. Nossos jovens e adolescentes não possuem perspectiva ou ambição, acredito que essa lacuna pode ser preenchida pela disciplina de Sociologia e Filosofia. No restante Língua Portuguesa e Cálculos são imprescindíveis e no mais precisamos observar que profissionais estão faltando e então montar um currículo que atenda essa demanda, pois na atual conjuntura brasileira de crise financeira é preciso trabalhar e ganhar salario, mas para isso é preciso ser profissional, ou ainda saber fazer algo. Indiferente se for um trabalho braçal ou intelectual os alunos vem para escola devem aprender a fazer algo que lhes sustente, caso contrario a escola estará formando para o nada.
REFLEXÃO E AÇÃO 2
Caro professor, cara professora, como sugestão para o desenvolvimento de um bom trabalho e com foco no processo de humanização, sugerimos a realização de um exercício simples com os jovens. Peça que eles escrevam (ou utilizem outra forma de expressão mais atraente, como um pequeno vídeo, uma teatralização etc) quais são seus valores atuais, seus planos para o futuro, e como eles se imaginam daqui a 10 anos. Acreditamos que com este exercício simples você poderá se surpreender com a beleza de muitos sonhos, com o valor que estes jovens dão a família e a escola. Esses dados podem ser expostos, sem iden¬tificação dos autores, mas como forma de valorizar o jeito de cada um. Lembre-se que conhecer os sujeitos da aprendizagem é fundamental. Poderá fazer toda a diferença na condução das nossas aulas. Nos tornará profissionais mais próximos do que o jovem estudante também espera de um professor.
Depois de realizar essa ação, registre as conclusões por escrito e socialize no seu grupo de estudo.
Realizei a atividade com as turmas do Ensino Médio noturno, observei ao ler as respostas dos alunos que todos carregam esperam estar “bem de vida”, desta forma percebe-se que o status e a classe social interferem nos sonhos dos alunos, estes almejam estar melhor do que estão hoje, condicionados pelo sistema capitalista que nos incentiva a buscar sempre mais.
Muitos, diferente do que se pensa, mesmo estudando no período noturno, almeja fazer um curso superior e continuar os estudos, como forma de alcançar uma posição mais elevada na vida social e econômica. Mesmo sempre declarar abertamente, compreende-se que a escola e o conhecimento tem valor para esses educandos, como porta de entrada para uma vida melhor.
Outro ponto observado é que a maioria espera estar casado e com filhos, ou seja, a formação de uma família ainda é um sonho de futuro para os alunos. Percebe-se isso também quando questionados sobre os valores atuais, aquilo que os move ou no que eles acreditam, muitos tem a religião como base, outros a família e outros ainda seu grupo de convívio social. A grande maioria também valoriza os bens materiais, pois como anteriormente citado, estão inseridos na sociedade capitalista e a valorização do dinheiro é realidade.
REFLEXÃO E AÇÃO 3
Caros professores, caras professoras, sugerimos uma atividade que possibilite refletir acerca das mudanças que envolvem os processos de seleção de conteúdos e conhecimentos, e elaboração de ações curriculares. Para isso você pode consultar e comparar livros didáticos distintos, Legislação Educacional de diferentes instâncias (Municipal, Estadual, Federal), entrevistar e conversar com professores mais experientes, dentre outras possibilidades, com o objetivo de identificar mudanças e permanências nos conteúdos ensinados. Registre em um texto suas principais conclusões. Com base nestas reflexões, e levando em conta os exercícios feitos ao final das Unidades 1 e 2, planeje uma ação curricular que considere a realidade específica de seus estudantes em uma abordagem interdisciplinar entre diferentes componentes curriculares. Entenda-se por “ação curricular” uma sequência didática, uma unidade programática, um trabalho de campo, um projeto de ensino etc. Este planejamento deverá ser registrado e entregue.
REFLEXÃO E AÇÃO 4
Caro professor, cara professora, no nosso dia a dia temos a tendência de utilizarmos livros didáticos que por vezes não contemplam determinados conteúdos que pretendemos abordar. No entanto, eles são, em muitos casos, um dos poucos materiais pedagógicos que a escola dispõe. Diante dessa situação também não é desejável que este material seja o único, ou ainda, seja substituído pela cópia de textos no quadro. Uma possibilidade é criarmos propostas de investigação e desafios para os estudantes, permitindo que eles próprios busquem nos livros didáticos, ou em outros materiais – jornais, revistas, conteúdos disponibilizados na internet e outras mídias -, os quais possam viabilizar a pesquisa, refutando ou confirmando hipóteses construídas pelos estudantes. Propomos então como atividade, a criação de uma proposta de ação curricular na área de Ciências Humanas baseada na formulação de um problema a ser investigado. Sugerimos como tema a alimentação.
Os estudantes podem, a partir de uma questão inicial apresentada pelos professores, construir uma hipótese para resolvê-la ou interpretá-la. Na sequência, os próprios estudantes poderão estabelecer as etapas para a verificação da hipótese, envolvendo diversos procedimentos: pesquisa bibliográfica, saídas a campo, realização de entrevistas, observação dos hábitos alimentares dos colegas, dos familiares e das comunidades locais, entre outros. A partir dos resultados alcançados, os professores podem apresentar questionamentos e análises complementares, como por exemplo: a qualidade dos alimentos consumidos, suas influências nas condições de vida e de saúde, o impacto dos hábitos alimentares no meio ambiente, as relações entre alimentação e cultura, a diversidade dos hábitos alimentares entre grupos e sociedades ao longo da história, o problema da fome, as relações entre interesses econômicos, produção e comércio de alimentos, entre outros.
Na verdade, o que propomos é que vocês, professores e professoras, criem uma investigação científica geradora de conhecimentos significativos, valorizadora da autonomia dos estudantes e propiciadora de possíveis mudanças nas atitudes dos estudantes. Para isso, é fundamental que haja interdisciplinaridade e integração de saberes. Depois de planejar e realizar essa ação, registre os procedimentos e resultados por escrito, incluindo fotos, destacando a produção dos estudantes, bem como as formas de socialização com a comunidade escolar.
RESPOSTA: Após discussão em grande grupo, definiu-se trabalhar em forma de sequência didática.
Identificação: Caderno II Ciências Humanas 2015
Projeto: Moda nos últimos 50 anos (Fashion: Your style)
Tempo: Aproximadamente 4 aulas
Público Alvo: Ensino Médio do Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra
Objetivo Geral: Conhecer e reconhecer a moda dos últimos 50 anos
Objetivo específico: Dentro de sua vivência curricular, cada disciplinar abordará simultaneamente a temática moda nos últimos 50 anos. Esse trabalho envolverá ética, comportamento individual/social/coletivo, movimento hip, formas de expressão, sexo como diversão, amor livre, divórcio e estética (maquiagem, cabelo, roupas). A equipe num geral desenvolverá uma atividade estética na qual os profissionais do salão de beleza virão à escola para fazer alguns penteados e maquiagens dos anos estudados, com roupas características da época, música, bebidas, imagens, e para finalizar será feito um desfile com um casal de cada época caracterizado (roupas, cabelo e maquiagem!).
Na disciplina de matemática: Modelos de cortes de roupas envolvem medidas. Moda +matemática moulage: técnica francesa modelagem tridimensional, manequim com base/medidas referentes a proporção do corpo humano, circunferência, altura. Moda x matemática modelagem: bidimensionais moldescamo base medidas referentes à proporção do corpo humano, circunferência, altura, plana.
Também em matemática serão confeccionados 5 painéis retratando a moda dos últimos 50 anos. Cada painel representará uma década, e as tendência de moda em Roupa, cabelo e maquiagem. Com base neste será realizada uma pesquisa sobre a preferencia, ou gosto, dos alunos do Ensino Médio, cada um deverá apontar a moda de que década mais gostou ou se identificou. Com o resultado desta pesquisa estaremos trabalhando a interpretação de dados estatísticos e a construção de tabelas. Na segunda aula trabalharemos a interpretação de tabelas, tipos de gráficos e sua utilização. Na terceira aula trabalharemos a construção e a interpretação dos gráficos. Na ultima aula estaremos trabalhando juntamente com a interpretação de gráficos, porcentagem e a regra de três.
Já em inglês, essa temática será trabalhada da seguinte forma:
Após observar as seguintes imagens, capas da revista “Vogue” de Janeiro 1944 e “Vogue” de dezembro de 2011, que apresenta editoriais de moda (fashion) e de estilo de vida (lifestyle).
VOGUE IS A FASHION MAGAZINE PUBLISHED MONTHLY IN MANY COUNTRIES INCLUIND BRAZIL. IT WAS FOUNDED IN 1892 BY ARTHUR TURNURE.
01) Agora, responda as seguintes questões:
a) Do you know this magazine? It is specialized in: ___ cars; ___ houses; __ food; ___ fashion.
b) Do you know any other fashion magazines? Which ones?
I know these Brazilian fashion magazines: _________________________
I know these International fashion magazines: _______________________
c) Do you follow any fashion trends? _______________________________
d) Observe the magazine covers. What differences can you see between them? ____________________________________________________________
e) Which of the magazine covers is more recent? _______________________.
f) What kind of clothes do you like wearing? _________________________.
g) What do you wear to go to school? ______________________________.
h) Do you know, what is the uniform for boys and girls in English schools?____________.
(Esse texto relata de forma simples e objetiva como os estudantes Americanos se vestem para frequentar a escola.)
The uniform
Boys
Long grey or black trousers (shorts may be worn in the Summer).
White shirt
School tie (optional in most primary schools)
Jumper or sweater with the school logo on. The colour is the choice of the schools.
Black shoes.
Girl
As above.
Girls may wear skirt.
During the Summer term girls often wear Summer school dresses.
(Circular no texto o vocabulário referente a roupas!)
(Como atividade avaliativa, os estudantes serão organizados em pequenos grupos, 3 ou 4 pessoas da mesma orientação sexual, para desenvolverem uma capa de revista com um novo uniforme confeccionado por eles mesmos. Com cores, estilo de suas preferências.)
Por sua vez, a disciplina de história organizar os estudantes em grupos e cada grupo, no laboratório de informática, pesquisa o comportamento dos jovens em relação à moda (roupa, cores, estética, cabelos) a partir da década de 60 até os dias atuais (2015). Em um pequeno texto, os estudantes compilam as informações pesquisadas, evidenciando fatos e acontecimentos que influenciaram as pessoas ao longo dos tempos. Para apresentar os resultados obtidos por meio das pesquisas, os estudantes farão uma grande apresentação com imagens e breve explanações para os demais estudantes.
Já a disciplina de língua portuguesa trabalhará com o gênero entrevista. Durante a atividade prática proposta pelo grupo, serão realizadas entrevistas orais nas quais os entrevistados poderão opinar sobre a dinâmica; sobre o conhecimento adquirido pela prática e sobre o trabalho coletivo a partir de uma temática, entre outros assuntos. Essas entrevistas serão gravadas e transcritas em vídeo/aúdio.
Em sociologia, trabalhar com alunos do 2° ano – Antropologia Urbana,
Moda por meio das expressões culturais das tribos urbanas
Objetivos:
• Compreender o que são “tribos urbanas”;
• Compreender o que é a moda e como ela influencia a vida em sociedade;
• Observar a moda como uma forma de criação e expressão de identidades das tribos urbanas;
• Compreender a moda como incentivo ao consumo na sociedade capitalista;
• Perceber a moda como moeda de troca na aceitação de grupos sociais;
• Entender os padrões sociais da sociedade capitalista.
Desenvolvimento:
Apresentação do conceito de “tribos urbanas” e “moda” sob o olhar da Antropologia Urbana; Realização de pesquisas sobre as tribos urbanas mais comuns nas cidades brasileiras; Por meio das pesquisas os alunos descobrem os aspectos culturais e características das tribos urbanas e assim observam a moda como forma de expressar um conjunto de ideias; Utilização de artigos como incentivo de consumo, uma vez que não somos mais produtores das mercadorias e precisamos adquiri-las; Compreender como os padrões culturais e sociais são criados e a que interesses eles estão atrelados.
Avaliação:
Ocorre no processo de pesquisa que será realizada em conjunto com os alunos, incentivando a busca de conhecimento e ao mesmo tempo avaliando a participação dos mesmos na pesquisa. Ocorre também durante a apresentação dos resultados de pesquisa pelos grupos na sala de aula, na socialização com os demais.
Ação Pedagógica
Elaboração de um instrumento de investigação para identificar o estilo de nossos alunos, e o motivo que o levou ou levaria a adotar esse estilo de vida, se foi inspirado pela mídia, família, grupo de amigos ou ainda uma espécie de ídolo. Poderia ser uma espécie de formulário ou questionário.
• O que a moda traz de positivo e de negativo para dentro da escola.
• Separação de grupos influenciados pela moda.
• Relação da moda com o poder aquisitivo necessário para ter acesso a ela- Relação desse estilo adotado com meu padrão de vida.
Os alunos serão organizados em grupos para aplicação dos questionários.
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