caderno 2

Atualmente o Brasil conta com 25% de sua população na idade de 15 a 29 anos.  Esta parcela da população brasileira é a principal preocupação do governo em criar políticas públicas que conduzam a juventude a construção de um futuro  através do acesso a educação. Entre os programas criados podemos citar o Pronatec,  programas de financiamento estudantil, além da população juvenil nas áreas rurais que conta com projetos que valorizam o conhecimento local.
Este esforço se dá num momento em que a juventude é convidada a exercer sua cidadania e envolver-se diretamente com as dificuldades  em conciliar sua inserção no mundo do trabalho e dar continuidade a sua formação escolar. Muitas vezes este jovem necessita buscar uma formação que alia a educação formal e a técnica no intuito de qualificar-se adequadamente. 
Entretanto, ainda precisamos visar melhorias no oferecimento destas oportunidades, pois no ensino público temos uma clientela, em boa parte carente. O ensino integral, por exemplo, carece de estrutura não somente física, mas também de recursos humanos qualificados e comprometidos com o projeto escolar. Portanto, é preciso reconhecer que as políticas públicas para a juventude promovem debates em busca de avanços transformadores.

Texto produzido pela equipe do CE Paulina P Borsari

Elisa Sehnem

Maria Candida Ferreira

Bruno Bertoli

Patricia da }Silva