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Colégio Estadual Protásio de Carvalho - Profa. Adriana Beatriz de Carvalho
Desafios que permanecem para o Ensino Médio na realidade brasileira:
Em 20 anos o número de jovens matriculados no ensino médio aumentou 120%. Agora, o País tem o desafio de garantir uma educação atrativa e de qualidade, evitando a evasão e recuperando os alunos que, apesar da idade, ainda não concluíram o ensino fundamental. Existem algumas dificuldades encontradas em relação a este nível de ensino, como por exemplo, o acesso, a permanência, o desempenho e a conclusão do curso,
Outro ponto a ser considerado, é que no Brasil, hoje, temos um enorme contingente de estudantes concluintes do ensino médio sem preparo para o trabalho, sem condições concretas competente no ensino superior e um enorme desperdício de recursos públicos com a evasão e o abandono.
Os dados sugerem reformulações estruturais para o ensino médio. É preciso repensar o conteúdo do que é ensinado, melhorar a capacitação dos professores, valorizando-os como profissionais de fato, além de melhorar o fluxo. São muitas as variáveis a serem consideradas. O que se sabe é que a demanda por vagas é crescente, há falta de professores, principalmente para algumas disciplinas, e as desigualdades são patentes. As soluções para esse nível de ensino serão estratégicas para melhorar a qualidade da formação profissional dos jovens brasileiros e ampliar o número de alunos mais bem qualificados no ensino superior.
Eu acredito que os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira são: melhora no papel político, cultural e econômico do ensino médio, tipo de formação (geral e/ou profissional) proposto neste nível de ensino, a relação entre o conhecimento e a construção do currículo, a modificação da regulação educacional e a relação entre a formação docente e as atuais condições de trabalho nas escolas públicas.
É responsabilidade de todos melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido no Ensino Médio. O nosso maior desafio é com certeza acabar com a evasão escolar e para que isso seja possível, a formação de base precisa ser renovada e levada a sério. Reorganizar a grade curricular é um grande desafio e pode contar com uma opção que aproxima o ensino médio da realidade dos alunos: a oferta de cursos técnicos profissionalizantes.