Caderno 1 - Formação Humana Integral - Col. Estadual do Campo Santa Luzia - Profª Angélica H. Conejo

Após todas as voltas que a instituição escolar fez, desde separar a religião do meio, até chegar no que está hoje, foram alguns anos, que na qual, perfizeram a história da educação.
Em umas dessas reformas, que houve os exames de admissão, que a partir de 1915 passam a ser chamados de exames vestibulares. Assim a escola passa a ser vista como meio de simples acesso para que no breve futuro de cada um, possa adentrar em outros tipos de curso, que em determinadas épocas foram ofertadas e ainda continuam as ofertadas aos jovens, e concomitantemente para adentrar no mundo dos negócios.
No referido, principalmente no caso do Ensino Médio, fica-se previsível a facilidade para os ramos profissionais, voltam-se à formação de força de trabalho específica para os diferentes setores. Com esta linha de pensamento, transformamos nossas escolas, uma instituição única para servir a necessidade de mão de obra, convertendo as verdadeiras raízes da escola.
Esses novos conceitos estão resultam em diferentes práticas de formação humana, de modo que a desigualdade é vista dentro de um mesmo ambiente, e que seria um direito unifica-los. E assim partindo da realidade, onde os alunos tem uma série de problemas, nas quais interfere diretamente no desempenho escola, causando a repetência, e o descaso com a escola.
Outro problema identificado no Ensino Médio, é que os alunos não estão chegando na idade certa, e já cansados da mesmice das aulas, por conta da repetência, o Ensino Médio torna-se um estado de calamidade, cuja os jovens de hoje, além disso tudo, tende a necessidade de já estar trabalhando em sua juventude, prejudicado, em alguns casos, os estudos. Nas opções mais preferenciais, é o abandono escolar, para qual faz toda a diferença no referido sucesso da educação em nosso país.
Deparando-se de nossos jovens não estão terminando nem o Ensino Médio, é preciso edificar rapidamente novos caminhos que levem a uma breve modificação de sistema, de tantas outras possibilidades, para formação humana integral e igualitária para todos, que ora se anuncia.
O Sistema Nacional de Educação tende a inclusão dos diferentes níveis e modalidades da educação e que faça a articulação entre os meios de relação da sociedade, regional e local, visando a colaboração entre todas as instancias, evitando a sobreposição de perca de tempo. Apesar de tudo isso que compete aos docentes, que além de dar direcionamentos aos estudos científicos, teremos que dar um passo além, e ensinar discentes a como sobreviver na sociedade atual, onde tudo é mais atraente do que a escola.