caderno 1 etapa 2 CAET too pr

LINDAMIR APARECIDA ANDRIOLA SOBANSKI
CASSIANO ROSSETTO
IEDA RISSE KONZEN
MARISA TEREZINHA FOLLMANN DE OLIVEIRA
SAIONARA MARIA TESSER
SIMONE ANTONELLO DE LIMA
SIMONE APARECIDA FAVARO DA SILVA
WILLIAM ANTONIO TESONI DE BARROS
WILSON RICARDO TONATTO
JOÃO JUNIOR DE SÁ
MAIARA CAUANA SCARABONATTO GUEDES DE OLIVEIRA
MARIA CONSOLADORA PARIZOTO ORO
VIVIANE TAVARES RAMOS LERSCH
ANA ISABEL DE ALMEIDA TETE PEREIRA

Reflexão e Ação – página 20

1) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP. 2) Faça uma discussão com os estudantes de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática. 3) Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio, identificando as manifestações nos estudantes e professores. 4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes. A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas ati¬vidades, faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões: a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola? b) O que já foi feito para resolvê-los? c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação? Destaque as contribuições dos estudantes.
a) De maneira geral o que se percebe de imediato são problemas como o não acompanhamento dos familiares na vida escolar dos filhos; casos de desinteresse e indisciplina no ambiente escolar, não somente dentro da sala de aula; alunos que não estudam ou fazem as tarefas e trabalhos propostos.

b) No âmbito escolar foi trabalhado de forma dialógica, por parte da equipe pedagógica e professores discussões que visam conscientizar os alunos para a importância de cumprir as atividades propostas, assim como buscar estimulá-los. Por outro lado como forma de amenizar ocorrências, quando esta se efetiva é feito registro junto ao corpo pedagógico do colégio e dialogo com os pais dos discentes.

c) Como instituições que devem unir-se para bom funcionamento, escola e família devem estar sempre unidas para melhorar e estimular o processo educativo de seus alunos e filhos, que se tornaram mais conscientes de seu papel na sociedade e de sua identidade em construção nesse processo.

Reflexão e Ação – página 32

PROBLEMA
(O que precisa ser mudado)  IMPACTOS NEGATIVOS
(Do problema)  AÇÕES
(Para resolver o problema)
1. Pouco tempo para avaliação bimestral Pouco tempo e muitas disciplinas para o aluno realizar trabalhos e provas Divisão de períodos por trimestre a fim de tornar mais hábil o processo
2. Reprovação Controlada Aluno acostuma-se à aprovação do Conselho e não se esforça Reprovação se a média não for atingida
3. Média de 6,0 Alcance intelectual reduzido Mudar média para 7,0
4. Quantidade de alunos por turmas Dificuldade de aprendizagem; impossibilidade do professor atender individualmente e passar conteúdos Diminuir o número de alunos por turma.
5. Não garantia do desdobre das aulas práticas na matriz no início do ano letivo Não ter desdobre na matriz Garantir desdobre na matriz
6. Falta de suporte especializado nos laboratórios Dificuldade de uso dos laboratórios atrapalhando o desempenho da disciplina/conteúdo Disponibilizar suporte nos laboratórios, inclusive para a base nacional comum
7. Necessidade de aula prática para a base nacional comum (Física, Química, Matemática) Dificuldade de aprendizagem de alguns alunos só com a teoria Acréscimo de 1 aula para práticas nos laboratórios
8. Falta de funcionários/professores Defasagem/desorganização  no processo de  evolução do trabalho Começar o ano com o quadro funcional completo
9. Sem autonomia Falta de atualização na área específica de atuação do professor Proporcionar autonomia nas capacitações dos professores para melhor organização dos PTDs

Reflexão e Ação – página 40
I - Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões: Anote todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta tarefa. Agora responda:
1-Quais foram os problemas levantados?
*Indisciplina; divergência entre professores; pontuar só os aspectos negativos; pressão para não haver reprovação; fechamento das notas no dia do conselho.

2-Quais os encaminhamentos propostos?
*Rever o principal objetivo do Conselho de Classe  e estabelecer critérios concretos descritos no PPP.

3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
* Queixa- onde a contestação/reclamação se encontra só na fala, não tendo suporte ou intervenção.
Problema – contestação de uma situação ou acontecimento a qual se busca uma resolução efetiva através da intervenção devida.

4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
* Trabalho diferenciado com alguns alunos; orientação aos professores quanto às dificuldades e necessidades dos alunos com laudos.

5-Quais foram as sugestões propostas?
* Dialogo com pais e responsáveis; trabalho diferenciado com os alunos em questão de laudos.

6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
* Tomada de decisão coletiva; Ações individuais passadas ao coletivo.

7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe? 
*Determinar o que será pontuado no Conselho;
*Discutir os problemas e não ficar somente nas queixas;
*Fazer encaminhamentos pedagógicos em tempo hábil para mudanças necessárias e orientações;
*Realizar pré-conselho com alunos e professores;