CADERNO 1 – Ensino Médio e Formação Humana Integral Reflexão e Ação 2 - O Ensino Médio e a evasão escolar

A Implantação do Ensino Médio no Colégio Estadual Rocha Pombo, jurisdicionado pelo Núcleo Regional de Educação de Paranaguá (NRE), da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) ocorreu no ano de 2006, na modalidade regular e desta modalidade, em 2010 passou a ofertar o Ensino Médio em Blocos.  Esta experiência trouxe resultados insuficientes para os alunos e escola, uma vez que exigia uma configuração de ensino diferenciada para a qual os professores e alunos não estavam preparados e nem conseguiram avançar. Deste modo, o Ensino Médio voltou à organização curricular em uma matriz tradicional, em 2012, com maior número de disciplinas a cada série, com carga horária menor.
Hoje o Ensino Médio do C.E. Rocha Pombo conta com três turmas, sendo uma de 1ª série, outra de 2ª e a outra de 3ª, totalizando 147 alunos. Neste ano de 2014, já houve uma evasão de 12 alunos na primeira, 13 alunos na segunda e 10 alunos na terceira série. Embora a instituição não meça esforços para resgatar tais alunos, a necessidade de trabalho e outras similares acaba vencendo e os alunos apresentam resistência em retornar.
O trabalho interdisciplinar enfrenta ainda a resistência de alguns profissionais de sala de aula, além das faltas dos alunos há também a falta dos professores que incide sobre a não qualidade do ensino, trazendo consequências para os resultados educacionais do curso.
O perfil dos alunos traduz um grupo de baixo poder aquisitivo, necessidade de emprego para auxiliar os custos para a sobrevivência familiar e individual, alguns problemas com o uso de drogas lícitas e ilícitas e no aspecto cultural, as expressões apresentadas configuram uma cultura local, de senso comum, com poucos alcances à cultura elitizada. Na sua grande maioria, os alunos são filhos de famílias simples (pescadores, trabalhadores portuários, trabalhadores informais e de baixa renda) às quais apresentam uma cultura própria de moradores ribeirinhos, sem demonstras outras necessidades de acolhimento a outras cultura, a não ser, servir de expectador aos espetáculos, show e outras apresentações artístico-cultural das festas locais e do Festival de Inverno, produzido pela UFPR em parceria com a Prefeitura Municipal e outros segmentos locais.