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Após ler e refletir sobre a etapa educacional “Ensino Médio” pude entender melhor , em todos os sentidos, esta etapa entre o ensino elementar e o superior.
O histórico de criação e formação das elites, políticos, administrativos e intelectuais do país. As mudanças com a Constituição Republicana, a qual percebe-se claramente a separação entre o ensino popular, que seria constituído pelas escolas primárias – ensino normal e profissional, a educação das elites- melhores escolas primárias, ginásios e superiores.
Através dos anos foram aparecendo novos movimentos e inovando as leis. A partir de 1930, já havia divisões de forma a exercer as funções de ministrar e supervisionar a educação e a saúde pública, muitas mudanças ocorreram até a transformação do ensino profissional em ensino médio. Com a lei 5.692/71foi fixado o ensino de 8 anos – 1º grau, mudou a nomenclatura do 2° ciclo para 2°grau.
Com o fim da ditadura houve outras melhorias, tais como o ensino médio sendo ofertado de forma adequada as necessidades e disponibilidades de população de jovens e adultos, dando condições de acesso e permanência na escola. Ai é que começa os desafios para o ensino médio,números de matriculas, baixa freqüência dos jovens, pois para muitos, nesta faixa etária, o trabalho é uma questão central.
O grande desafio então é garantir o direito igualitário de todos de forma pública gratuita e de qualidade, é importante compreender que a aprendizagem é um processo singular e social e que ocorre de diferentes formas. Portanto é preciso incorporar ao currículo conhecimentos que contribuam para compreensão do trabalho como principio educativo.
Fonte:
Caderno 1: Ensino Médio e Formação Humana Integral