PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Alamir, Luciana, João e Marcia Guerra.
CADERNO 1.
REFLEXÃO E AÇÃO 1.
Os desafios para o Ensino Médio começam pela compreensão da linha pedagógica estabelecida pelos Governos Federais e Governos Estaduais; da responsabilidade do Estado Brasileiro com a qualidade socialmente referenciada do trabalho, ciência, cultura e tecnologia. No cotidiano escolar o desafio é com a matrícula, freqüência e permanência do aluno noturno na Escola. O primeiro item a explicação encontra-se na formação dos professores. O segundo item, na compreensão dos alunos por trabalho e ganho de vida ligado a família, a vida familiar, vida social, vida econômica e da sua juventude.
As condições de vida apresentadas pelos alunos, como estrutura, saneamento, moradia própria, viver de aluguel, viver em ocupações precárias e irregulares, sem nenhuma estrutura de saneamento básico. As condições culturais que permeiam a violência, a religião; o acesso a leitura de um jornal, revista ou livro é quase nulo, freqüentar teatro, cinema, museu ocorre quando e se a Escola leva. Compreender e superar esse mundo do estudante é fundamental para o fortalecimento do Ensino Médio.
A formação humana deva ser pautada nas transformações sociais, políticas e culturais, necessárias á edificação de uma sociedade igualitária, democrática e crítica. O trabalho deve ser compreendido no sentido duplo; como princípio educativo: o histórico e o ontológico. Articular as modalidades do Ensino Médio, garantindo o direito de acesso e permanência a todos de forma pública laica e de qualidade sob tutela do Estado Brasileiro. Isso exige que o professor tenha uma formação com referenciais teóricos voltados para o Ensino Médio. Mas, para que a Escola atraia o melhor professor, é necessário, que ela ofereça o melhor salário e as melhores condições de trabalho.
Ampliação de vagas, criação de um sistema de matrícula obrigatória no final do Ensino Fundamental, para a permanência, criar um elo, um incentivo (espécie de carreira estudantil) que motive no trabalho o estudo e que leve o estudante a freqüentar a Escola, sem faltas, com dedicação, melhorando o aproveitamento escolar.