CADERNO 1 - COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO TEOTÔNIO VILELLA - MISSAL/PR

Professores Participantes:

FABIOLA HELOISE SARTURI TREVISAN
CLAIRTON JOSE KLEIN
IVANDO BRAMBILLA
LEANDRO FRIEDRICH
VANICE MARIA COLOMBO
CARLA ELISANGELA PHILIPPSEN
SIMONE ANDREIA PAETZOLD
ROSANGELA PARIZOTTO
ORACI REINHEIMER
NAIR BUTZKE PAULI

Após leitura e reflexão na individualidade e no coletivo, apontamos algumas dificuldades que encontramos em nosso estabelecimento de ensino, quanto a frequência e permanência do estudante na sala de aula, sendo que: nosso colégio, após ter a implantação do curso de Ensino Médio há 5 anos, recebe estudantes com defasagem em idade/série. Assim, muitos tem força de vontade, querem se formar na Educação Básica, porém, devido ao trabalho diário, família (muitas mães com filhos pequenos), acabam por não conseguirem conciliar seus afazeres com o estudo.

Mas, também neste pouco tempo de implantação do Ensino Médio, já estamos colhendo frutos, pois são vários os estudantes que ingressaram no Ensino Superior em instituições públicas. Mas, o compromisso é de continuarmos as reflexões que vínhamos fazendo com os estudantes, pais, responsáveis, professores e funcionários sobre a Educação no/do Campo, visando a sensibilização para que se esforcem e continuem em sala de aula, procurando sempre melhorar o espaço onde vivem.

Com relação as aulas, os professores já vem trabalhando com metodologias diversas, porém, ainda se faz necessário melhorar as ações, atividades avaliativas, entre outras.