A partir da reconstrução histórica aqui apresentada. Identifique individualmente os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação
para eles.
A educação brasileira teve a sua realidade ancorada aos diferentes tempos históricos sendo influênciada pelos fatores econômicos , sociais , religiosos e outros.
Entretano, um dos pontos marcantes é de que a classe econômica dominante foi privilegiada , direcionado os indivíduos aos principais funções na sociedade.Já as classes inferiores tinham a sua formação direcionada para a força de trabalho ,tanto para indústria e/ou comércio.
Hoje , o leque de opções para as classes sociais em sua maioria, favorece os indivíduos da elite econômica na imagem dos cursos superiores e os indivíduos de classes inferiores são direcionados para a força primária de trabalho através do ensino médio regular ou ensino técnico alicerçando a sociedade.
A escola está assumindo várias funções , pois tem que preparar o individuo para atuar na sociedade, no mercado de trabalho e para o vestibular, mas não está conseguindo arcar com tanta responsabilidade e não possui recursos materiais e nem humanos para tanto.
A crise no ensino está cada vez mais visível e não só no ensino médio , as etapas primárias também apresentam uma avalanche de problemas que são jogados para frente ou seja de uma etapa para outra.
Este panorama atual da educação justifica-se pela exigência da sociedade cada vez maior de um individuo globalmente desenvolvido e antenado através das tecnologias que estão presentes no nosso dia a dia.
A luta através das diferentes épocas históricas pela igualdade de direitos tem dado alguns frutos através de poucos atos da política pública governamental , proporcionando um maior acesso ao ensino superior.
Mas para atender tal demanda a escola deveria ser repensada em termos gerais, principalmente através da reciclagem dos seus conteúdos estruturantes, capacitação de docentes, material de apoio e desenvolvimento de projetos, tornando possível proporcionar ao educando do ensino médio uma formação por inteiro e não fragmentada e desatualizada.