caderno 1

Reflexão e ação

QUESTÃO 1: A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identifique — individualmente e em grupo os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.
Acredito que primeiramente é necessário quebrar os paradigmas culturais, pois o EM é para todos e não só para alguns concluírem. Todos têm as mesmas oportunidades de acesso. Segundo, os índices de reprovação e evasão vêm aumentando gradativamente. As estatísticas apontam que pouquíssimos alunos dão sequencia nos estudos, cursando uma faculdade. Terceiro, é necessário fazer com que os estudantes tenham interesse no EM e que tenhamos alunos interessados em cursar os cursos de licenciatura, o que também vem decaindo também. E por último e não menos importante o aluno não está saindo nem preparado para o mercado de trabalho e muito menos para a vida.

QUESTÃO 2: Caro colega professor, em um trabalho coletivo — envolvendo colegas professores, funcionários da instituição, membros da equipe gestora e os próprios alunos — levante dados que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de sua escola.

Podemos identificar na nossa escola que a maioria é de classe média baixa. Os pais de nossos alunos são agricultores (43%) e também assalariados (23%). 47% são da zona rural. Cultura: A grande maioria  dos alunos tem interesse pela continuidade dos estudos e busca participar e aproveitar oportunidades oferecidas de cursos de formação extracurricular promovidas no educandário ou com empresas parceiras, porém outros dão prioridade ao trabalho do que a formação acadêmica.

QUESTÃO 3: Nas DCNEM afirma-se que o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do estudante, tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Constituam grupos de até cinco colegas com a finalidade de buscar nessa parte do texto que vocês acabaram de ler, no documento das DCNEM e em outros textos que discutam esse tema os principais princípios e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral. Discutam e registrem, no âmbito de cada grupo, a compreensão acerca desses elementos. Em seguida, reúnam todos os grupos para socializar as discussões e as conclusões de cada grupo, buscando elaborar a compreensão do grande grupo acerca de cada um dos elementos que constituem a proposta de formação humana integral. Finalmente, no grande grupo, reflitam sobre como desenvolver estudos que fundamentem práticas pedagógicas que possam contribuir para a materialização dessa proposta na escola, considerando os aspectos potencializadores, assim como as eventuais dificuldades a serem superadas.

Buscar fundamentos e princípios de como formar o estudante de forma integral. Promover valores dentro de todo ambiente escolar e com a família.

QUESTÃO 4: Como foi visto, temos um grave desafio a enfrentar em nossa realidade educacional, quando a metade (50,9%) dos jovens entre 15 e 17 anos não frequenta o ensino médio e aproximadamente um terço (34,3%) ainda está, como repetente ou por ingresso tardio, no ensino fundamental. Utilizando dados da PNAD/IBGE, vimos que a taxa líquida de matrícula para essa população passa de 17,3%, em 1991, para 32,7%, em 1999, atingindo 44,2% em 2004 e 50,9% em 2009 (IBGE, 2010). Os indicadores apresentados são muito importantes na medida em que expressam a exclusão de grande número de brasileiros do acesso à educação e da permanência na escola, assim como de outros direitos. A relação entre educação e participação no desenvolvimento social torna inadiável o enfrentamento dos problemas. Diante deste quadro, como chegar à universalização do ensino médio?

Querer chegar a universalização do EM acredito que seja utopia. Mas para tentar se aproximar a essa universalização é preciso superar os desafios que já mencionados e discutidos nas questões anteriores bem como considerar as diversidades e demandas sociais de cada região e instituição.