Cadeia Alimentar
COLÉGIO ESTADUAL PROFª MARLI QUEIROZ AZEVEDO-EFM
Orientadora de Estudo
Rosi Margarete Bassa
Vivemos em um mundo extremamente povoado, e, em consequência disso, o consumo de alimentos e dos nossos recursos naturais vem crescendo gradativamente, fazendo com que o poder público comece a rever certas práticas pois se isso não for feito, corre o risco de em breve não restar quase nada do que temos hoje para a futura população e, em consequência disso, esta venha a perecer devido a alta demanda proveniente dos dias atuais. Diante desse quadro, é necessário políticas públicas que incentivem o indivíduo, que venha a consumir uma alimentação mais adequada, modificando hábitos desde a educação básica e ter consciência de que é preciso uma dieta saudável e a forma como isso pode influenciar no seu dia a dia.A escola é responsável por transpassar todo o conhecimento catalogado pela humanidade, deve assim assumir o seu papel de agente de mudança e incentivar o questionamento crítico de seus alunos através de uma mudança do olhar e a aceitação de uma nova alimentação que venha lhe proporcionar uma vida mais saudável, ensinando a importância de cada alimento para a sua existência sadia e assim propor uma quebra de paradigmas e rejeição a alguns alimentos, intolerância esta muitas vezes vinda de casa. Nesse caso então é imperativo uma intervenção dos veículos sociais, midiáticos, que venham a trabalhar em conjunto, auxiliando assim esse processo.Como discorre o texto “Alguns elementos para se pensar a educação alimentar numa perspectiva integradora”, uma política pública desse porte agrega vários segmentos. Envolve investimento no transporte, investe na agricultura regional, nos pequenos empresários dos arredores, além de oferecer um fortalecimento interessante à economia da região. A alimentação, por muitas vezes ser algo cultural, não deve ser centralizada numa cartilha padronizada. Caso fosse, seria deixado de lado toda tradição cultural e o que é proveniente da região.Sendo assim, cabe ao professor de língua portuguesa trabalhar textos que advirtam acerca dos perigos do consumo de fast-food e alimentos transgênicos e os malefícios que uma dieta ma elaborado pode provocar doravante, além de vídeos instrucionais educativos que auxiliem na adequação de hábitos saudáveis.Dentro de uma perspetiva histórica a alimentação possui um fator de socialização, possibilitando a reunião entre amigos e ao mesmo tempo usufruindo do prazer dos alimentos. Mas ao longo do tempo a qualidade destes alimentos não contribui para uma vida saudável, como é o caso das comidas prontas e de rápidos preparos como é o caso dos fast foods muito adotado pelos jovens estudantes. O apelo da industria é muito grande para este tipo de consumo que prejudicial. É necessário a criação de uma consciência coletiva no ambiente escolar levando o aluno a questionar e refletir sobre sua alimentação.Destaca-se o uso do carvão, nas dimensões da cultura, do trabalho, da ciência da tecnologia, pois o mesmo é um mineral formado pela natureza que em determinado tempo foi uma grande fonte de sustento da população e podemos especificar diferentes formas de apropriação. Na tecnologia, destacamos as transformações ou por exemplo a evolução dos materiais utilizados desde os grafites brutos até os lápis apropriados para desenhos. Dentro do trabalho, além da evolução dos materiais, enfatizamos o trabalho do pintor, o trabalho específico do artista , sua perspectiva e status em diferentes períodos da história. Ampliando mais a extração e manufatura deste mineral também por outro ponto de vista é uma fonte de trabalho que manteve o sustento de muitas comunidades.Na cultura destacamos a apreciação e a expressão particular do artista e a compreensão da realidade. Podemos especificar os conteúdos para cada disciplina, visando estabelecer como objeto final, demonstrar como conhecimento é constituído de várias outras formas de apropriação, ou seja, a apropriação de saber depende de estabelecer uma ralação entre as diferentes áreas de conhecimento. Na área da matemática podemos incluir como uma fonte de energia que pode ser medida e diretamente distribuída as pessoas, desta forma podemos demonstrar na área de estatística números e valores que tratam desta distribuição, também quando se trata de energia ou fonte alternativa podemos trabalhar paralelamente com a física, que fará seus questionamentos e comprovações sobre as melhores formas de manipulação desta fonte.Todo e qualquer tema pode ser trabalhado entre todas as disciplinas, havendo uma interação entre os gestores o tema pode ser explorado e ampliado em proporções significativas trazendo a realidade para dentro da sala de aula assim facilitando a compreensão e despertando o saber nos alunos.A fragmentação do conhecimento manifesta-se na separação das disciplinas na escola, e tem sido danosa para a educação. Até mesmo no contexto de uma dada disciplina, o conhecimento é separado em diversos conteúdos relativamente estanques, que são apresentados de maneira desvinculada e desconexa. O resultado da fragmentação do conhecimento a ser ensinado é a perda de sentido, que se manifesta nos alunos como repúdio a determinadas disciplinas. Sabe-se, por meio da prática pedagógica, que poucos estudantes são capazes de vislumbrar algo que permita unir ou integrar efetivamente os conteúdos das diferentes disciplinas. O modo pelo qual o conhecimento é tratado na escola muitas vezes acaba por aumentar o desinteresse dos educandos. Ocorre que os alunos frequentemente têm dificuldades de aprendizagem, possivelmente agravadas pelo currículo disciplinar, já que precisam dirigir sua atenção sucessivamente, de uma matéria para outra, várias vezes num único turno.A ideia de dar autonomia ao aluno, de oportunizar situações de vivencia fora da sala de aula, aproxima o aluno da escola e desperta o interesse pelo conhecimento em sua totalidade. Atividades como essa, apesar de atraente, não vem de encontro as necessidades da escola, isso porque trata-se de alunos do noturno, que trabalham ao longo do dia e que necessitam de atividades voltadas para dentro dos muros escolares, entretanto, atividades pensadas para eles e para uma educação de qualidade.Notícias como estas ainda são bastante comuns em nosso país e vem de encontro a realidade dos nossos alunos. Mas apesar de vivenciar esse tipo de situação eles não tem acesso a notícia do jornal que conta sua história e quando a tem, eles não são capazes de interpreta-la e nem questiona-la.Dar subsidios para que os discentes sejam capazes de mudar uma realidade de pobreza e privações é um dos objetivo da escola e para tanto, cada disciplina vem acrescentar meios para que essa transformação ocorra.Levando em considearação o conhecimento integrado, situações como relatadas na notícia pode ser trabalhada em química, física, matemática, história, geografia, língua portuguesa, língua inglesa, enfim, em todas as areas do conhecimento, pois elas se completam e levam o aluno a perceber que esse tipo de situação não aceitável e que cabe a toda sociedade, inclusive ele, lutar por seus direitos como cidadão, pois independe se o educando mora na favela ou na área nobre da cidade, todos fazem parte desse país chamado Brasil. Partindo do pressuposto de que as comunidades são os locais em
que ocorre as ligações clandestinas (gato) de energia e quaisquer outros tipos de serviços, faz-se necessidade de que políticas públicas eficazes bem elaboradas e executadas regularizem situações como essas.Sendo assim, as necessidades básicas que norteiam os seres humanos para uma qualidade de vida são: as condições de higiene e saúde, bom relacionamento com o meio ambiente, e os seres que estão à nossa volta. Sendo condizente falar que o acesso mínimo básico para a sobrevivência humana é poder contar com benefícios de luz e saneamento. Ao não conseguir esses objetivos, inicia-se o processo de invasão e pobreza que polui e denigre a imagem de uma sociedade inovadora e evoluída.
Esse último processo comentado, também ocorre devido aos inúmeros migrantes que não conseguem adequar-se às condições sociais impostas por certas regiões e partem para condições econômicas como "área de invasão e ocupação espacial" sem nenhum tipo de regularização e controle. O histórico desses moradores também é um fato que interfere diretamente no processo, pois, muitos não possuem instrução nem conhecimento de causa, assim sendo, cometem os erros repetitivamente sem a menor consciência do problema de suas consequências.
Disciplinas envolvidas:
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA - Acesso às condições básicas,
relacionamentos, direitos e deveres do cidadão.
GEOGRAFIA E HISTÓRIA: condições socioeconômicas, resgate histórico.
LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA - uso do vocabulário com dicionário,
produção textual, relatório, pesquisas em geral e análise crítica.
ARTE - leitura, estética e urbanização.
QUÍMICA E BIOLOGIA - efeitos e causa da combustão, meio ambiente e saúde.
FÍSICA E MATEMÁTICA - correntes elétricas, numerologia e operações
básicas para demonstração
CURSISTAS
Adizio Gomes Freitas Junior, Alessandra Maragno, Antonio Martins Bitencourt, Daiane de Paula Faria, Donaldo Schroeder, Eberson Ricardo Sabião, Elane Xavier Gomes, Gilberto Brandl Junior,Jean acedo, Joel Pereira dos Santos, Josiane de Fatima Gay Collin, Karl Werner Weiand,Kleber Luiz Xavier, Luciane Domingues Tancredo, Monica Aparecida Cardoso, Robson Morais Passos, Thais d Moraes Gelini.
P { margin-bottom: 0.21cm; }
- Logue-se para poder enviar comentários