C E Guilherme de Almeida,SIO-PACTO:Cláudia Bampi, Judite Vansetto, Jonas Andrade, Cintia Luchese, Rita Munaro, José Machado, M. Salete Einik, Mirian Santin, Nair Teixeira, Erica do Nascimento, Rejane Barbacovi, Orientadora: Liamara Fica

Considerações sobre o Currículo e a Formação Humana Integral

Sabe-se que atuar como professor do Ensino Médio, constitui-se em um desafio, pois os resultados obtidos na aprendizagem comprovam que já não atingem aos objetivos propostos.
Não se pode ignorar que o Ensino Médio Brasileiro, ao longo da historia oscilou na dualidade de objetivos, ora direcionada a continuidade dos estudos, ora para o trabalho. Assim, organizou-se uma legislação de ensino distinta para sujeitos distintos. E a organização curricular fragmentada pelo isolamento das disciplinas, priorizando memorização de conceitos. O conhecimento adquiria formalismo extremo, justificado pela finalidade de competição, quer seja para o ingresso no ensino superior quer seja para o trabalho.
Acredita-se que para superar os desafios, carece organizar o currículo, de forma menos fragmentada  para tornar o Ensino Médio direcionada a uma formação humana integral que assegure o conhecimento cientifico mas, organizado de forma interdisciplinar e que estabeleça relação entre as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.
Articulando-se o ensino nesses quatro eixos, a escola cumpriria sua função social que seria a promover o desenvolvimento cognitivo do estudante, bem como sua formação ética, estética e política, bem como a conquista da autonomia intelectual e moral, sendo capaz de interpretar a condição histórica-cultural da sociedade em que vive.
Quanto a mudança do currículo, deve ser uma construção coletiva dos educadores, respeitadas as diretrizes curriculares nacionais (DCNs), devendo conter uma seleção de conhecimentos e práticas produzidos em contextos concretos e em dinâmicas sociais, politicas e culturais, intelectuais e pedagógicas, bem como conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico.