COLÉGIO BEATRIZ FARIA ASAY - CURITIBA PARANÁ -VILA POMPEIA
PROFESSORES : VALTEMIR APARECIDO DA SILVA , NEUSA ODETE ALLBRANDT PEITER , ADEMIR VOLPATO E LUCANNE EBERT.
Na avaliação institucional de sua escola, como têm sido abordado as avaliações externas e com têm sido utilizados seus resultados?
-Existe algum tipo de atividades voltadas para essas avaliações? Como, por exemplo, organização de simulados, laboratórios ou espaços de diálogos ?
-Os alunos fazem comentários sobre o Enem? Se afirmativo, em que perspectiva ?
-A organização dos planos de ensino , de alguma forma, tem levado em cnta as matrizes de referências do Enem?
No decorrer do ano letivo a equipe pedagógica não propôs nenhuma ação diferenciada para abordar este espaço educacional , sendo assim cada professor propôs aos seus alunos aulas extras e trabalho didáticos que os auxiliassem na resolução de provas (ENEM e VESTIBULARES).
As atividades extraclasse direcionadas às avaliações externas são propostas e executadas por professores e a partir deste momento supervisionadas pela equipe pedagógica , os critérios e objetivos são de responsabilidade do professor .
No debates que são proporcionados aos alunos sobre o tema ENEM , muitos colocam-se como coadjuvantes tentando uma espiração para se destacar na prova. Na escola não há essa preocupação com a matriz em relação ao ENEM, porém muitos professores focam este objetivo , como uma provável saída para nossos alunos entrarem em uma faculdade ou universidade.
A mudança está acontecendo vagarosamente porém com muita dedicação , como demostra estes professore que estão participando do SISMÉDIO.