Avaliações Externas

Colégio Estadual de Marmeleiro Ensino Fundamental e Médio
NRE: Francisco Beltrão
Postado por: Lúcia Clair Flach Pasquali
Professores: Albino Muller, Andriele Toller, Gema de Fatima Zambilo, Jânia Scherer, José Luiz de Quadros, Joelma Schewig, Rosangela Prestes, Maribel Colognese,Janete Silva Vial, Nivaldo Amaral, Rene Duguay de Liz , Sirlene Scolari Pontes, Valdirene Hackbarth, Celso Pedro Scolari, Darci Baldo, Cristiana Maria Menegazzo Canton, Carmélia Roque Pacheco.

Avaliações externas

Como um dos componentes responsáveis pela qualidade do ensino, a avaliação vem gerando ao longo do tempo preocupação constante entre pesquisadores e profissionais da escola, pois a mesma, através de sua intencionalidade, tem como objetivo diagnosticar a aprendizagem e os níveis de desenvolvimento apresentado pelos alunos.
No entanto, constatam-se na pratica escolar processos avaliativos que se preocupam apenas em detectar o que o aluno já aprendeu, cumprindo apenas o papel de verificação e de atribuir uma nota, assumindo uma concepção classificatória, e não como meio para obter informações sobre o potencial de aprendizagem do aluno e favorecer a organização do ensino e aprendizagem
A avaliação, assim concebida, torna-se reducionista na medida em que assume a função quantitativa e autoritária como forma de aprovação e reprovação do aluno, excluindo-o de procedimentos didáticos que possam reverter uma apropriação parcial ou inadequada de conteúdos.
As reflexões suscitadas sobre a avaliação no interior da escola nos remetem às avaliações externas as quais fornecem informações para que gestores e professores possam realizar um diagnóstico nas áreas em que atuam e planejar ações educativas mais eficientes.
A partir dos dados obtidos nas avaliações, os professores e a equipe pedagógica, podem diagnosticar os conhecimentos já desenvolvidos pelos estudantes, bem como aqueles que ainda precisam ser trabalhados em sala de aula, atuando com mais precisão na identificação das dificuldades dos alunos, replanejando e executando novas ações para o sucesso do ensino aprendizagem
Na escola os dados obtidos são analisados, interpretados pedagogicamente, servindo de parâmetro para o aperfeiçoamento do currículo , formação de professores, sendo vistos como um estimulo às mudanças nos processos educacionais e não para ranquear as escolas valorizando apenas a nota, mas situar a escola na sua realidade conhecendo quais são seus desafios e dificuldades e os resultados alcançados ao longo dos anos após o trabalho realizado.
A escola tem realizado reuniões de estudos e análise do desempenho da escola, reunião por série e disciplinas detectando as necessidades dos alunos para organizar plano de ação de acordo com a realidade da sala de aula, promove orientação aos alunos e pais durante as reuniões bem como esclarecimentos sobre os dados de evasão, reprovação e distorção idade série.
Para que se efetive a aprendizagem do aluno resultando na melhoria do desempenho dos alunos a prática escolar deverá estimular os estudantes a assumirem uma postura investigativa por meio de metodologias que privilegiem a leitura e a problematização.