AVALIAÇÕES EXTERNAS

Reflexão e Ação : Avaliações externas- Caderno 6.

Grupo:

Ângela Mª Perini Vengen

Gilmar Antonio Liberali

Sandra Cristina X. Liberali

Os resultados observados em relação às avaliações externas em nossa escola tem sido  analisados e discutidos  em reuniões pedagógicas e grupo de estudos, no intuito de buscar melhorar a qualidade do ensino,   após identificar as possíveis causas .
Em nossa escola não existe uma atividade especificamente voltada  a uma abordagem para as avaliações externas, porém, na prática diária percebe-se o compromisso dos professores na tentativa de buscar trabalhar conteúdos que visem a melhoria dos resultados, em especial nos pontos mais críticos.
Os alunos comentam que o Enem trás questões extremamente difíceis fora do contexto em que essas são trabalhadas habitualmente  em sala de aula.
Levando-se em consideração a necessidade de articulação por vários meios e objetivos as avaliações internas com as externas, os planos de ensino tem levado em consideração  de forma a conscientizar os alunos da necessidade de trabalhar conteúdos que contemplem a forma como é cobrado no Enem. No entanto a maioria dos alunos não tem motivação e interesse  para prosseguir os estudos e  diante disso não se empenham em  buscar uma melhoria de qualidade para fazer enfrentamento a essa situação, deixando a escola em uma condição de submissão a esses resultados uma vez que os alunos fazem a prova porque a escola  de certa forma cobra a sua participação.