Avaliações

entro de um processo de gestão democrática, objetivando organizar os processos avaliativos de qualidade na educação, é imprescindível a definição de indicadores qualitativos que apontem fragilidades e lacunas, bem como acertos e as experiências de sucesso na prática educacional, organizados de forma a contemplar todos os aspectos do trabalho escolar. 

A partir do envolvimento de toda a comunidade escolar, dentro de um processo de Gestão Democrática, a análise dos indicadores qualitativos, a partir de diferentes dimensões, possibilita a definição de ações e prioridades com vistas à melhoria da qualidade na educação.

As avaliações podem contribuir para elevar o índice de desempenho dos discentes, fornecendo informações sobre nível do conhecimento sistematizado dos grupos de educandos em diferentes anos escolares, em momentos específicos, e a sua evolução no decorrer da sua escolarização.  As avaliações, na sua maioria, fornecem informações com base em questionários sociocontextuais, culturais e clima escolar que são aplicados a educandos, professores e diretores, e, diante desses dados, procura-se explicar o desempenho dos alunos. Um dos grandes objetivos dessas avaliações é oferecer às secretarias de Educação uma avaliação que lhes permita aferir os conhecimentos e habilidades dos participantes no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Um programa de avaliação pode gerar condições para que a escola possa refletir coletivamente sobre o sentido de sua prática escolar e seus resultados, através da análise da realidade de onde está inserida, garantindo um entendimento mais amplo do processo que realiza para acertar o seu norte e ampliar seus horizontes. Acredita-se que a prática avaliativa exige, então, daqueles que se dispõe a enfrentá-la, um processo de constante reflexão crítica acerca daquilo que realiza.

Tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, após a avaliação diagnóstica, o professor e seus alunos poderão revisitar as práticas desenvolvidas até então, de modo que identifiquem lacunas no processo pedagógico. Essa ação permitirá ao professor planejar e propor outros encaminhamentos para a superação das dificuldades constatadas.

Em nossa Escola com é da EJA , não tem provas do SAEB e prova Brasil, tem apenas que pode se utilizado Censo Escolar, Exames de Suplência do ENCEJA, Exames do ENEM, Exames de Suplência do Estado do Paraná.

Tanto as avaliações internas como a externa precisam estar na pauta das discussões das escolas, pois objetivam diagnosticar as possíveis insuficiências na aprendizagem dos estudantes, assim como direcionar as ações pedagógicas, administrativas e financeiras com o intuito de melhorar a qualidade do ensino no País.