Avaliação um paradoxo VI

A avaliação na educação deve estar embasada pela concepção formativa, onde, se considere os diferentes esforços de indivíduos que envolvem o desenvolvimento institucional e profissional, articulando com os indicadores de qualidade e não quantidade.
         A avaliação é parte integrante do processo educativo e possibilita aos professores refletirem sobre suas práticas para que haja aprimoramento, afinal, ela serve de índice para que se perceba onde a aprendizagem do aluno se encontra.
Garantir, em caráter formativo, a participação efetiva dos sujeitos envolvidos no processo do ensino-aprendizagem, é condição sinequanon para que os resultados aconteçam, além de permitir que as condições matérias necessárias para compartilhar as concepções emancipatórias da educação que diagnostique pó processo equivalente de práticas pedagógicas  avaliativas em contradição ao conceito meritocrático e punitivo. Constantemente o educador se sente tentado a quantificar ao inverso do qualificar. A repetência é o assunto recorrente nesses aspectos meritocráticos, o que, na maioria das vezes só maquia os resultados em detrimento ao que realmente importa, isto é, a aprendizagem por si só.
            Por isso , uma política de avaliação voltada  a qualidade, onde a democratização do acesso aos resultados em que a participação seja contínua entre os agentes educadores e educados e que não haja um ranqueamento dos melhores. As práticas comuns nos conselhos de classe como, “ o melhor da turma” ou o “ nota 10” devem ser combatidos pelo desejo de uma educação de qualidade em que o indivíduo dentro de seu desenvolvimento histórico pessoal deva ser valorizado. A avaliação assim deve mudar do teor meritocrático para o teor valoritário onde, os valores quantificados devam tomar nomenclaturas como conceito. No entanto o fator quantificativo deve estar fora desse modo de classificar pois pode-se incorrer no mesmo erro, isto é, o melhor não é quem recebe o conceito de melhor mas sim aquele que faz do que aprendeu algo melhor para seu conhecimento e crescimento intelectual.

Adriano luiz do Santos
Celia Regina Padilha de Andrade
Marçal Jacomo Montanari Lombardi
Marcelo Vitor Fiat Koski
Joel Mendez dos Santos