Avaliação
A função de avaliar corresponde a uma análise cuidada das aprendizagens conseguidas face às aprendizagens planeadas, o que se traduz numa descrição que informa formadores e formandos sobre os objetivos atingidos e aqueles onde se levantaram dificuldades. A avaliação distingue-se do termo "classificação". A "classificação" transporta para uma escala as informações obtidas pela avaliação. Fazem-se comparações e seriações para decidirmos da progressão dos formandos no sistema ou obtenção dum certificado. Classificação e avaliação têm funções diferentes no processo de formação. A aprendizagem define-se como a modificação que surge num resultado obtido, associada à prática e à experiência. A aprendizagem realmente efetuada coincide com a diferença existente entre um estado inicial definido e um outro estado que sucede, quer se trate de dois estados quaisquer ou de estados sucessivos numa progressão sequencial. A apreciação sobre uma aprendizagem requer que as informações recolhidas sejam combinadas sob vários pontos de vista. A aprendizagem é simultaneamente um produto, um processo e função de vários factores. são as variáveis de processo, produto e os factores que a avaliação deve controlar, mediante uma recolha sistemática de informações.
Considerando a avaliação institucional, realizada com alunos dos cursos profissionalizantes da Escola, podemos observar que estamos em um patamar que pode ser considerado bom. Esta afirmação se evidencia quando fazemos as devidas comparações com outras instituições. Tendo em vista que dos vários aspectos abordados, os percentuais de regular e ruim estão sempre superiores pelos percentuais de bom e ótimo. Mas devemos buscar em outras analises que esses resultados nos devem estimular para refletir sobre a nossa pratica do dia a dia. Para tanto devemos verificar de forma objetiva os resultados do IDEB e de outras instituições externas dentro da escola, se apropriando dos mesmos para nossas reflexões a respeito da nossa pratica. Para tanto devemos observar os anseios da comunidade escolar para proporcionar uma participação ampla, democrática fazendo com que todos se sintan compromissado com o processo educacional.