AVALIAÇÃO NO SISTEMA EDUCACIONAL- CADERNO-VI
Avaliação educacional: uma introdução
ESCOLA ESTADUAL ERNANI VIDAL – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
CURITIBA-PR
Orientadora de Estudos: Deise Pereira Santos Carvalho
Professores Participantes:
Ana Lúcia Mathias
Denise Pereira Carvalho Santos
Edir Vieira
Iran Frank da Silva
Jeana Escolástica Maffini dos Santos
Márcia Cristina Marquezini Pinheiro de Freitas
Nelson Mário Rizzardi
Patrícia Cristina Lemos Gomes
Reny Aparecida Estácio de Paula
Viviane dos Santos Bezerra
Um dos maiores desafios na avaliação educacional é procurar avaliar o aluno de maneira ampla, principalmente respeitando o tempo de aprendizado individual do aluno, ou seja, respeitando seu desempenho cognitivo. Portanto a avaliação como parte integrante no processo de relação ensino aprendizagem é fundamental para o trabalho docente. Outro grande desejo é fazer com o aluno torne-se um indivíduo consciente de que avaliação não tem como finalidade última aprovação ou reprovação, mas propiciar ao professor uma ferramenta que lhe permite diagnosticar a apreensão pelo aluno dos conteúdos de sua disciplina.
A formação formativa é vista como o melhor caminho para garantir a evolução de todos os alunos, uma espécie de passo à frente em relação à avaliação conhecida como somativa. A avaliação formativa prevê que os alunos possuem ritmos e processos de aprendizagem diferentes. Por isso, o professor diversifica as formas de agrupamento da turma.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada em 1996, determina que a avaliação seja contínua e cumulativa e que os aspectos qualitativos prevaleçam sobre os quantitativos. Da mesma forma, os resultados obtidos pelos estudantes ao longo do ano escolar devem ser valorizados. A avaliação formativa serve a um projeto de sociedade pautado pela cooperação e pela inclusão, em lugar da competição e da exclusão. Uma sociedade em que todos tenham o direito de aprender. Para que a avaliação sirva à aprendizagem é essencial conhecer cada aluno e suas necessidades. Assim o professor poderá pensar em caminhos para eu todos alcancem os objetivos.
Somente com base na análise será possível definir que competências e habilidades precisarão ser desenvolvidas durante o ano e qual o conteúdo necessário para tal. Fazer o diagnóstico significa descobrir quais conhecimentos os alunos trazem dos anos anteriores, como utilizam essas informações no seu dia-a-dia, o que cada um consegue fazer sozinho e em que casos necessitam de ajuda. Essa avaliação pode ser feita com atividades específicas aplicadas. No início do ano letivo são aplicadas avaliações diagnósticas para poder direcionar o processo Ensino-aprendizagem com maior qualidade.