AVALIAÇÃO NO SISTEMA EDUCACIONAL - CADERNO VI: Avaliação da aprendizagem - algumas questões

ESCOLA ESTADUAL ERNANI VIDAL – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
CURITIBA-PR
AVALIAÇÃO NO SISTEMA EDUCACIONAL- CADERNO VI
Avaliação da aprendizagem: algumas questões

Orientadora de Estudos: Deise Pereira Santos Carvalho
Professores Participantes:
Ana Lúcia Mathias
Denise Pereira Carvalho Santos
Edir Vieira
Iran Frank da Silva
Jeana Escolástica Maffini dos Santos
Márcia Cristina Marquezini Pinheiro de Freitas
Nelson Mário Rizzardi
Patrícia Cristina Lemos Gomes
Reny Aparecida Estácio de Paula
Viviane dos Santos Bezerra

Avaliação Institucional

No que diz respeito às médias do IDEB, a Escola Estadual Ernani Vidal ainda não consta uma avaliação completa, pois se encontra em processo de reconhecimento do Ensino Médio. Porém, há quatro turmas do Ensino Médio em andamento, neste ano letivo de 2014.
Dessa forma, foram utilizados os dados referentes ao Ensino Fundamental dessa escola para as análises e discussões do grupo. Em relação a este, a instituição apresenta uma média de 5.2, de acordo com o IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica). No rendimento escolar contamos com os seguintes dados oficiais do Censo Escolar / INEP:

APROVAÇÃO   2007    2008    2009    2010    2011    2012    2013
                      94,1%   87,4%   95,3%   87,1%   98%       83%     aguardando
REPROVAÇÃO   5,9%     11%      2,5%   12,9%   9,2%      17%     aguardando
ABANDONO      0,6%    1,6%      2,2%       0%    0,8%        0%     aguardando

Essa instituição de ensino, tão logo é realizada a publicação periódica dos resultados, apresenta-os aos professores, alunos, pais e demais interessados, e proporciona que reflexões e ações sejam pensadas, discutidas e desenvovidas de forma coletiva, em prol da efetivação da aprendizagem e desenvolvimento progressivo dos nossos alunos, como a análise do rendimento por disciplina e das dificuldades diagnosticadas no processo de avaliação contínua e processual.
Pensando no Ensino Médio, a escola proporciona aos alunos o simulado do ENEM, por entender que se trata de uma atividade de apoio pedagógico que faz parte do conjunto de avaliações do Ensino Médio de nossa escola, bem como apoio às futuras provas de vestibulares e outras avaliações.
Esses simulados são realizados envolvendo todas as disciplinas, o que contribui para uma melhor articulação entre elas e seus conteúdos, o que favorece a aprendizagem, pois, à medida que se retomam os conteúdos e se realizam as avaliações e/ou reavaliações, é possível permitir aos alunos que percebam a importância da leitura, da interpretação ou do aprofundamento do conhecimento para desafios futuros, sejam eles na sua formação educacional ou profissional.  
Também, ao final de cada bimestre, após a realizacão do Conselho de Classe, os professores e a equipe pedagógica discutem os avanços e as limitações, e estabelecem estratégias de intervenção para possibilitar a recuperação de estudos, oportunizando, assim, uma aprendizagem mais tranquila e acessível, visando promover a igualdade e a acessibilidade para todos.
  Vale ressaltar também que no começo de cada ano letivo, durante a Semana Pedagógica e depois, oportunamente nos cursos de formação são analisados os índices e a avaliação da instituição para manter focado o objetivo e possibilitar que sejam repensadas novas propostas e metas para o período letivo.