AVALIAÇÃO NO SISTEMA EDUCACIONAL- CADERNO-VI Avaliação da aprendizagem: algumas questões

ESCOLA ESTADUAL ERNANI VIDAL – ENSINO AVALIAÇÃO NO SISTEMA EDUCACIONAL- CADERNO-VI
Avaliação da aprendizagem: algumas questões
FUNDAMENTAL E MÉDIO
CURITIBA-PR
Orientadora de Estudos: Deise Pereira Santos Carvalho
Professores Participantes:

Ana Lúcia Mathias
Denise Pereira Carvalho Santos
Edir Vieira
Iran Frank da Silva
Jeana Escolástica Maffini dos Santos
Márcia Cristina Marquezini Pinheiro de Freitas
Nelson Mário Rizzardi
Patrícia Cristina Lemos Gomes
Reny Aparecida Estácio de Paula
Viviane dos Santos Bezerra

A avaliação do aproveitamento escolar é continua, permanente e cumulativa, preponderando os aspectos qualitativos da aprendizagem,  levando em conta os diferentes canais para que o aluno possa adquirir conhecimento.
Os instrumentos e os procedimentos avaliativos mais utilizados são expressos nos livros de registro classe, compareceres descritivos e cumulativos bimestralmente, embasados no plano político pedagógico da escola. Em cada bimestre os professores distribuem um total de dez pontos, sendo assim configurados: quatro para avaliação bimestral, com recuperação deste mesmo item e com o mesmo valor. Os demais pontos são distribuídos em diversas atividades avaliativas que compõem o bimestre, podendo ser, trabalhos em equipes ou individuais, exercícios avaliativos e demais atividades que os professores julgam necessárias.
Os critérios serão identificados através da somativa das notas para atingir o valor de cem (100) pontos onde é média é seis (6,o). Conceito de avaliação para aprovação em relação a frequência deverá ter 75% de presença e, em relação às notas, irá depender do progresso  cognitivo individual do aluno, onde, apesar de suas dificuldades no aprendizado, possa ser analisado se o aluno terá condições de acompanhar o Ano seguinte.
Em relação as instâncias e participantes para  definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo é realizado através do Conselho de Classe e Conselho Escolar.
O profissional do magistério necessita ter um olhar sensível, abrangente,  atento, com o conhecimento de causa e dos processos de desenvolvimento educacional, para melhor atender  o processo de construção e percepção da aprendizagem.
O educando deve ser avaliado pelo seu potencial, pelo o que consegue realizar e não em   relação aquilo que não consegue. A mediação do professor deve ocorrer com o objetivo de estabelecer uma articulação significativa entre o conhecimento científico e o conhecimento do senso comum que, via de regra, compõe o universo de conhecimento do aluno.