Colégio Estadual do Campo São Roque – Ensino Fundamental e Médio
Orientadora: Nadir Teresinha Gatelli
Cursistas:
Eliane Terezinha Bedin
Elton José Schaefer
Loreni Foletto Toigo
Maria Janete Bottega Corbari
Marines Maria Penso
Marinice Bencke Sotoriva
Rosangela Aparecida Borovicz de Oliveira
Silvana dos Santos Franzen
Sonia Regina Radaelli
A avaliação é uma prática pedagógica intrínseca ao processo ensino e aprendizagem, com a função de diagnosticar o nível de apropriação do conhecimento pelo aluno. Durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito. Felizmente, esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. É preciso ter em mente que não há certo ou errado. Observar, aplicar provas, solicitar redações e anotar o desempenho dos alunos durante um seminário são apenas alguns dos jeitos de avaliar e todos podem ser usados em sala de aula.
O professor desempenha um papel muito importante, que é o de diagnosticar o nível de desempenho do aluno para que a partir daí, possa planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos e buscando os resultados esperados.
A avaliação externa foi uma forma que o Governo Federal criou para controlar e fiscalizar a aprendizagem dos alunos, é também através dele a escola pode analisar a sua ação, em busca atingir as metas estipuladas.
Como já citado acima, através das avaliações externas e internas, os professores e a escola podem redirecionar a sua ação pedagógica.
A avaliação não é tudo; não deve ser o todo, nem na escola nem fora dela; mas infelizmente ela é tida como classificatória, principalmente as avaliações externas. Como já foi dito a avaliação da o veredito do que o aluno realmente aprendeu, e é através dela que sabemos se a nossa metodologia está funcionando ou não, se conseguimos ensinar ou não. Conforme o resultado das avaliações externas, nós professores sabemos se o que ensinamos foi aprendido ou não. Se devemos mudar a metodologia, as ferramentas de avaliações e o tão falado PTD.