A avaliação educacional consiste em auxiliar o professor no processo de aprendizagem. Nesse processo, o desenvolvimento do educando é tido como fator mais importante. A avaliação educacional sempre foi apenas para dar notas ao aluno, que seriam utilizadas para definição de quem era aprovado ou de quem era reprovado. Portanto sabemos que as práticas avaliativas não têm somente essa finalidade, isto é, elas visam também o benefício do aluno, do professor e de todos envolvidos no processo de ensino aprendizagem. A avaliação da aprendizagem não é algo meramente técnico, pois envolve auto-estima, respeito à vivência e cultura própria do indivíduo, filosofia de vida, sentimentos e posicionamento político, não é um processo apenas técnico, é um procedimento que inclui opções, escolhas, ideologias, crenças, percepções, posições políticas, vieses e representações, que informam os critérios através dos quais será julgada uma realidade. A avaliação não necessariamente deve seguir o modelo que considera apenas o desempenho de seus aluno em avaliações externas, mas também procurar por outros aspectos entre os quais se encontra as taxas de rendimento, que compreendem as taxas de aprovação, reprovação e abandono, taxas de distorção idade-série e as taxas liquidas e brutas de matriculas, apurados ao final de cada ano letivo.
A avaliação externa de escolas e redes de ensino e responsabilidade do estado, seja realizada pela união, seja pelos demais entes federados, as mesmas aprofundaram, também, discussões ressaltando a importância da construção de matrizes de avaliação, a padronização de provas e a interpretação pedagógica de resultados.