Reflexão – Ação 1
1- Qual tem sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?
- alunos estão chegando no ensino médio imaturos, sem capacidade completa de abstração, domínio de leitura e interpretação;
- o corpo docente precisa ter mais clareza na definição dos critérios e instrumentos de avaliação (o que queremos?)
2- Qual sua concepção de avaliação e como ela se constituiu na sua trajetória docente?
- Avaliação diagnóstica, contínua e permanente servindo para redirecionamento da ação no processo ensino e aprendizagem. De certo modo a avaliação servirá para diagnosticar as dificuldades dos alunos e intervir no processo para que a reflexão tenha uma maior qualidade. As avaliações são feitas de formas diferenciadas onde todos os trabalhos e atividades tem o mesmo valor.
Reflexão – Ação 2
A avaliação neste estabelecimento de ensino será de forma contínua, cumulativa e processual integrada ao processo ensino aprendizagem, por meio de instrumentos diversificados, com a função de diagnosticar o nível de apropriação do conhecimento pelo aluno, seu desenvolvimento global, considerando as características individuais deste, com base em aprendizagens socialmente significativas, dando-se relevância à atividade crítica, sobre a memorização.
Os resultados das atividades avaliativas serão analisados durante o processo, pelo aluno e pelo professor, observando-se os avanços e as necessidades detectadas, proporcionando uma reflexão sobre a ação pedagógica, que contribuirá para uma reorganização dos conteúdos/instrumentos/métodos de ensino.
O Sistema de Avaliação Bimestral será composto pela somatória de nota 3,0 (três vírgula zero), referente a atividades diversificadas, mais nota 7,0 (sete vírgula zero) resultante de demais instrumentos avaliativos, aplicados em sala e com maior grau de exigência, totalizando nota final 10,0 (dez vírgula zero). Entende-se por atividades diversificadas os trabalhos desenvolvidos em classe e extraclasse.
Os instrumentos avaliativos que compõem os 7,0 pontos, serão definidos pelo(a) professor(a) da disciplina. Também, cabe ao(a) Professor(a) definir quais e quantos instrumentos serão utilizados.
Reflexão – Ação 3
Os dados revelam que o foco do problema está na primeira série do ensino médio.
Os dados são apresentados, debatidos em reuniões pedagógicas durante o ano, onde surgem propostas de alterações e mudanças de atitudes.
Reflexão – Ação 4
Os dados têm sido usados nas reuniões pedagógicas para debate e reflexões com vistas a elaboração de ações que visem buscar novos resultados.
Além dos simulados já aplicados, ainda nas avaliações cotidianas têm sido inclusas questões de ENEM.
Também a escola oferece aos alunos do ensino médio o projeto pré-vestibular que tem o objetivo de trabalhar na perspectiva das temáticas do ENEM.
Os alunos têm constantemente cobrado e comentado sobre a necessidade de se trabalhar as temáticas do ENEM pois têm compreendido sua importância e necessidade para seu ingresso em universidades públicas.
Por fim, todos os professores do ensino médio são orientados a realizar seus planejamentos usando as temáticas do ENEM em consonância com as Diretrizes Curriculares Estaduais, por ser esta uma necessidade à aprendizagem eficiente dos alunos.