Avaliação no Ensino Médio - Avaliação da aprendizagem: algumas questões

COLÉGIO ESTADUAL PROFª CARMEM COSTA ADRIANO
Reflexões acerca do Caderno VI – PNEM – Avaliação no Ensino Médio 
Profª Orientadora: Fátima Santana Maia
Grupo de estudos:
ADRIANO MOREIRA TRINDADE - AMANDA GABRIELE DO PILAR SILVA
ELIETE CRISTINA DE SOUZA BOTTINI CARMO - ELISABETE PADILHA DE ANDRADE
ELISANGELA DE ANDRADE ANTONIO - LEDA MARIA DE SOUZA VANHONI
LEO WILLIAN ALVES DEBNER - LUCIA DE FÁTIMA GARCIA COSTA
LUIZ HENRIQUE DA GRAÇA NOGUEIRA - MARIELI MENDES DE OLIVEIRA - PATRÍCIA DE CÁSSIA MANASSÉS

A avaliação da aprendizagem escolar busca essencialmente auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal, a partir do processo ensino aprendizagem, respondendo a sociedade pela qualidade do trabalho educativo realizado através da escola. Auxiliar o educando na busca constante de seu crescimento e por isso a sua integração consigo mesmo, ajudando na apropriação dos conhecimentos, habilidades e convicções. Sem dúvida a avaliação é um meio de fornecer o suporte necessário no seu processo de constituição de si mesmo como sujeito e cidadão. Diagnosticando a avaliação permite a tomada de decisão mais adequada, visando o auto-desenvolvimento e o auxilio para esse processo.

Não importam quais sejam os instrumentos utilizados, provas escritas, orais, seminários, textos, mas sua qualidade satisfatória para o contexto. A avaliação só se completa com a possibilidade de indicar caminhos para buscar o melhor do que esta sendo avaliado, orientando o desenvolvimento do educando. A avaliação não deve ser compreendida como uma forma de julgar o sucesso ou fracasso do aluno, é preciso ter em mente que a avaliação não recai somente  sobre a aprendizagem dos educandos, ela fornece ao professor elementos necessários para uma reflexão sobre sua prática pedagógica, podendo assim reorientar suas ações e práticas educacionais.
Traduzindo o significado mais intrínseco do ato de avaliar:

“por si (...) a avaliação é inclusiva, por isso mesmo, democrática e amorosa. Por ela, por onde quer que se passe não há exclusão, mas sim diagnostico e construção. Não há submissão mas sim liberdade. Não há medo mas sim espontaneidade e busca. Não há chegada definida mas sim travessia permanente, em busca do melhor sempre!” LUCKESI  (2003, pg.94)

A avaliação é uma prática pedagógica intrínseca ao processo ensino e aprendizagem, com a função de diagnosticar o nível de apropriação do conhecimento pelo aluno. Ela é contínua, cumulativa e processual devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Para a realização da avaliação dever-se utilizar de procedimentos que assegurem o acompanhamento do pleno desenvolvimento do aluno, evitando-se a comparação dos alunos entre si. O resultado da avaliação deve proporcionar dados que permitam a reflexão sobre a ação pedagógica, contribuindo para que a escola possa reorganizar conteúdos/instrumentos/métodos de ensino.
Na avaliação do aluno, devem ser considerados os resultados obtidos durante todo o período letivo, num processo contínuo, expressando o seu desenvolvimento escolar, tomado na sua melhor forma.