AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO ESTADUAL EUCLIDES DA CUNHA ENSINO FUNDAMENTAL MÉDIO E NORMAL – Matelândia - PR
Avaliação no Ensino Médio
O maior desafio tem sido motivar o aluno a participar efetivamente do processo avaliativo, porque muitos não entendem que a escola e o estudo não é mera obrigação ou cumprimento de leis estabelecidas, mas sim, um momento e um local fundamental para obter, compreender e aprimorar conhecimentos em diversas áreas.
Os educadores trabalham para que todos possam conhecer e participar de produções sem priorizar a formação de artistas, matemáticos e historiadores, muitas vezes o aluno não tem aptidão para uma determinada atividade, mas realiza a atividade da melhor forma possível, alcançando os principais objetivos propostos pelo professor. O processo de avaliação deve ser de forma diagnóstica, contínua, formativa, mediadora somativa. Isso dará ao aluno possibilidades de se inserir na sociedade, compreende-la e atuar como sujeito de transformação de maneira critica, consciente, autônoma e responsável. Quando essa compreensão acontecer, avaliar será um parâmetro significativo mediador também da pratica pedagógica visando um melhor aprendizado para formação humana integral.
A concepção de avaliação se constrói com vários instrumentos, e muitas as formas de avaliar: individual e coletiva, oral e escrita, registros e debates, entrevistas, pesquisas, filmes, experimentos e trabalhos artísticos. A observação é diária, nas tarefas desenvolvidas em sala de aula e em casa. Na pratica pedagógica, a avaliação se constitui num parâmetro norteador, que possibilita novos rumos no processo de ensino e aprendizagem, pois a flexibilidade permite alterações que conduzem ao melhor trabalho e como consequência, melhor resultado.
Segundo o PPP, avaliar é analisar a prática pedagógica de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem ocorra. Também a avaliação tem o significado abrangente, pois está ligada a concepção que se tem de sociedade e, consequentemente, de educação.
De acordo com o PPP, os instrumentos e procedimentos mais utilizados são provas escritas, seminários, trabalhos escritos, projetos, recuperação paralela e avaliação cotidiana do desempenho do aluno, fazendo uma comparação entre o antes, o durante e o depois.
Os critérios para atribuição de notas ou conceitos e classificação constante no PPP são classificação, promoção e adaptações.
As instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo são adotados o pré-conselho, conselho e pós-conselho de classe.
Ao entendimento da equipe, a avaliação qualitativa é ideal para acompanha a evolução, considerando o sistema bimestral, por ser mais eficaz no acompanhamento da aprendizagem e do rendimento do educando.
O Colégio Estadual Euclides da Cunha Ensino Fundamental , Médio e Normal obteve no IDEB de 2013, como resultado o índice de desempenho equivalente a 3,4 - quando a média nacional desejada pelo MEC para o ensino fundamental foi de 4,3.Os dados nos revelam que a nossa escola obteve rendimento insatisfatório, abaixo da média nacional calculada pelo MEC para o ano de 2013. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica ( SAEB), o Exame Nacional do Ensino Médio ( ENEM) e, a Prova Brasil apresentam distintas características e possibilidades de uso de seus resultados para que as informações avaliativas sirvam para o processo de formação, implementação e ajuste de politicas educacionais, porem acima de tudo deve prevalecer o cuidado e a atenção para que seus resultados melhorem a escola, a sala de aula, a formação docente e a aprendizagem dos educandos. Pode-se dizer que estes problemas educacionais ocorrem em vários fatores , como financeiras, culturais, sociais e pedagógicas, mas, para que haja mudança, deve ser feito um levantamento dessas dificuldades por meio de um diagnóstico da realidade e buscar as melhores formas possíveis para a elaboração de um projeto aplicável e eficaz. Com a participação de todos nas ações, podemos concretizar os objetivos para atingir as metas, pela modificação e transformação desse desequilíbrio que se reflete na evasão escolar, e nos processos pedagógicos educativos. Os processos de avaliação escolar também contribuem para essa crise no sistema educacional, pois a falta de diálogo entre o professor, o aluno, a escola, a família e a comunidade geram distância e falta de comprometimento, e essa negação de envolvimento e de responsabilidades contribuem para o desrespeito e as diferenças, gerando a exclusão escolar.
As avaliações externas devem ser consideradas como um instrumento imprescindível para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino. Com esta perspectiva deveria ter uma melhor acepção no âmbito escolar, pois por meio dos resultados apresentados podemos analisar o desempenho da escola, contudo nem sempre as iniciativas de avaliação como SAEB e SAEP tem merecido maior atenção por parte dos estudantes e de parte dos professores, que não as desenvolve com total comprometimento o que acarreta, por vezes, um falso diagnóstico.
Quanto ao resultado das avaliações externas observamos que nosso estabelecimento de ensino tem sistematicamente utilizado os resultados para debater processos e ações de ensino aprendizagem. Estas discussões são realizadas especialmente no início do ano letivo e com implicações no desenvolvimento dos Planos de Trabalho Docente.
Por outro lado temos verificado maior compromisso dos alunos no que se refere a atividades avaliativas como o Enem, com estudantes participando do Exame cada vez mais cedo, inclusive alunos do 1 Ano do Ensino Médio. Sobre a prova consideram-na longa e demasiadamente abrangente, porém apresentam uma visão positiva sobre sua função mecanismo de acesso à Universidade. Este caráter de comprometimento e participação no Exame, com praticamente 100% dos alunos dos terceiros anos inscritos, se deve por conta da aplicação de simulados pela escola e também porque há diálogos sobre a prova do entre professores e alunos. Também há elaboração de planos de ensino voltados para as matrizes de referência do Enem.
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