AVALIAÇÃO NO ENSINO MEDIO

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Colégio Estadual José Bonifácio – Campo Bonito, Pr. SEED – Núcleo Regional de Educação – Cascavel.

Professora Zelde kotrich de Lima

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AVALIAÇÃO NO ENSINO MEDIO

Essencialmente não ficam restritos a problemas cognitivos, mas sim a outros fatores como ausência familiar a falta de compromisso e desinteresse por parte dos educandos.

A grande parte dos educadores busca através de modo diversificado, estabelecer um modo de verificar se o conteúdo ministrado foi assimilado, e se o aluno possui capacidade de adequar e aplicar o conteúdo a sua realidade.

 

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AVALIAÇÃO NO ENSINO MEDIO

Essencialmente não ficam restritos a problemas cognitivos, mas sim a outros fatores como ausência familiar a falta de compromisso e desinteresse por parte dos educandos.

A grande parte dos educadores busca através de modo diversificado, estabelecer um modo de verificar se o conteúdo ministrado foi assimilado, e se o aluno possui capacidade de adequar e aplicar o conteúdo a sua realidade.

 

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AVALIAÇÃO NO ENSINO MEDIO

Essencialmente não ficam restritos a problemas cognitivos, mas sim a outros fatores como ausência familiar a falta de compromisso e desinteresse por parte dos educandos.A grande parte dos educadores busca através de modo diversificado, estabelecer um modo de verificar se o conteúdo ministrado foi assimilado, e se o aluno possui capacidade de adequar e aplicar o conteúdo a sua realidade.

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A avaliação de acordo com o documento regente da instituição é de caráter qualitativo, possui função integradora e visa propiciar uma formação crítica:

“A avaliação da aprendizagem será feita, principalmente com base nos aspectos qualitativos, pelo desempenho cognitivo, através do desenvolvimento seguro da capacidade de expressar suas opiniões assumindo responsabilidades, da capacidade de posicionar se, e tomar decisão perante os fatos, avaliação entendida como uma trilha para a construção do conhecimento. O domínio dos conteúdos trabalhados mediante o pleno domínio da leitura, da escrita, do cálculo, da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das tecnologias, das artes e valores, de modo que os alunos sejam capazes de interferir criticamente na realidade para transformá la, expressando capacidade para resolver problemas, estar preparado para aprender sempre, o desenvolvimento da competência de saber se relacionar em grupo, na valorização de atitudes saudáveis”.

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É necessário analisar o aluno como um todo, e garantir que ele tenha acesso ao saber sistematizado e principalmente que seja útil para sua vida, e quanto mais diversificada a forma de avaliar, mais fácil e segura será a avaliação geral e final, tanto por parte do professor quanto do aluno.

Os instrumentos e técnicas de avaliação que a escola utiliza devem ser incutidos constantemente entre todos os professores e equipe pedagógica, com apoio e participação do Conselho Escolar.

O professor deve utilizar recursos didáticos diversificados, tendo clareza das possibilidades e dos limites que cada um apresente, e de como eles podem ser inseridos numa proposta global de trabalho, para que os resultados da avaliação contemplem maior aprendizagem possível.

Utilizar os diversos tipos de linguagem como: a verbal, oral, escrita, gráfica, numérica, pictórica, de forma a considerar as diferentes aptidões dos alunos”.