COLÉGIO ESTADUAL JARDIM SANTA CRUZ - GRUPO DE ESTUDOS
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MEDIO - CASCAVEL - PR
AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Quando se trata do desenvolvimento cognitivo do alunado para que obtenha a autonomia necessária que lhe proporcione a inserção na vida social e a continuidade nos estudos, os docentes, bem como a equipe estão sempre buscando metodologias e materiais diferenciados para que os alunos apreendam conteúdos necessários para atingir os objetivos cognitivos dos alunos.
Entretanto, percebe-se que os alunos apresentam dificuldades para que sua aprendizagem ocorra satisfatoriamente, talvez por perderam o hábito de estudar e de dar a devida importância aos estudos. O desafio dos docentes é grande, não somente no campo da avaliação, mas em toda a esfera educacional, pois a falta de interesse dos alunos pelos conteúdos não contribui com pratica educacional e nem com o seu aprendizado. Os conteúdos abordados pelos professores, dentro de cada disciplina estão de acordo com as DCE'S e os PTD'S, busca-se discutir com os alunos sobre tais conteúdos e sua importância, porém a barreira existente está na indiferença dos alunos em aprender.
Diante dessa situação, o resultado aparece nas avaliações institucionais de nível estadual e nacional, que refletem de forma negativa nas escolas e demonstram uma realidade insatisfatória, o que requer uma nova abordagens de trabalho e desafios constantes para a escola como um todo, além da avaliação diagnóstica e contínua em cada disciplina, buscam-se formas para transpor os desafios dos interesses com retorno imediato para os jovens, diferente dos interesses da educação, que é a longo prazo e fundamental para aprendizagem e sua vida.
Fonte:
Caderno VI - Etapa I - Caderno do MEC